Olá, Pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre as regras de etiqueta para quem vai visitar um recém-nascido, porque o assunto gera muita dúvida em todos, por ser um momento de novidade para os papais e mamães, e de euforia para quem acompanhou a gestação.
O bebê nasceu e ficamos doidos para conhece-lo. Porém, devemos antes entender algumas regras de etiqueta e saber o que é apropriado ou não na hora da visita ao nenê, para evitar inconvenientes. Por isso fiz uma lista de comportamentos básicos que deixarão você mais elegante do que já é.
Quem vai para o hospital?
As crianças não vêm com bula e num primeiro momento os pais precisam se adequar a nova realidade, sobretudo porque temos uma mãe exausta pelo desgaste do parto, pelas noites mal dormidas, pela rotina que se impõe.
Portanto, se você não for um dos avós, tios (irmãos do pai ou da mãe da criança), irmão ou padrinho do bebê, espere ele chegar em casa para visitar o novo rebento.
A visita no hospital será feita no segundo dia, para as pessoas da lista acima, exceto avós e aqueles que irão ajudar efetivamente em alguma coisa.
Em casa, sete dias depois do nascimento e com hora marcada, conforme as regras da etiqueta. Essa última deverá ser breve, já que mãe e filho estão se conhecendo e toda hora rola ‘’mamadeira’’, fralda suja.
Não apareça sem uma lembrancinha
É necessário que você leve um presente bem bonito, ache a criança uma gracinha: parecido com o pai, com a mãe, com os avós…
Se na casa tiver mais crianças pequenas é de bom tom e super elegante levar uma lembrancinha para elas também. Não sei o que dizem os psicólogos, só sei que você se tornará a tia ou o tio mais que querido.
Por uma questão de higiene
Não use perfume, beije ou toque nas mãos dos recém-nascidos. Não peça também para pegar no colo o bebê. A maioria dos pais não gostam de emprestar o nenê. Muitas mães entram em transe com a possibilidade de verem seus filhotes nos braços de outra pessoa. Assim, aguarde uma manifestação “quer segurá-lo um pouquinho?”. E se for autorizado a pegar, lave primeiro as mãos, não beije e não respire em cima da criança. Não é frescura, é uma questão de higiene.
Faça uma visita rápida
A visita ao recém-nascido está rolando tranquila, mas não espere nem um cafezinho, afinal o bebê absorve todas as energia e tempo da mamãe. Por isso, não fique ofendido se não te servirem nada.
Uma sugestão às mães é disponibilizar na casa recipientes com bombons para oferecer as visitas.
A hora da mamada é a hora de ir embora, uma vez que muitas mulheres ficam tensas e constrangidas pelo ato em si. Então, o ideal é que a visita nesta hora se despeça desejando muitas alegria e saúde à nova família, deixando a mãe mais à vontade.
Quer saber como ser elegante sem frescura? Estou te esperando no meu Instagram. Me dá um “oi!” lá. Aproveite e se inscreve aqui no canal também.
Beijinho e até a próxima dica!