Vinho X Vida, Vinhos Franceses

A Longa e Estreita Faixa de Vinhedos da Alsácia

Conheça a Alsácia: a região francesa rainha das uvas brancas

Os vinhedos da Alsácia são compostos por 90% de variedades de uvas brancas e 10% por castas tintas, sendo a Pinot Noir majoritária. Situados no nordeste francês, estes são constituídos por uma faixa longa e estreita entre a cordilheira dos Vosges e o Rio Reno, na fronteira com a Alemanha e tem o Rio Reno como ponto de intersecção dos dois países.

carte-simplifiee-route-des-vins-2014-fr

Aspectos históricos e divisão vinícola

A Alsácia (Alsace, em francês), é mundialmente conhecida pela produção de vinhos brancos excepcionais. Quando falamos deste pedacinho famoso por produzir os melhores brancos da França, temos de pensar na sua história, bem como na sua divisão. Essa região tem forte influência germânica, pois durante dois períodos da história ela foi território alemão. Chamava-se Elsass de 1870 até a Primeira Guerra Mundial e novamente durante a Segunda Guerra Mundial. Isso reflete nos nomes e sobrenomes locais, nos formatos das garrafas utilizadas para engarrafar os vinhos e também nas variedades de uvas plantadas na região. Quanto à sua divisão devemos pensar no Alto Reno (Haut-Rhin) onde se produz os melhores vinhos e o Baixo Reno (Bas-Rhin) onde estão grande parte dos vinhos básicos.

Modelo de garrafa dos vinhos da Alsácia

Entre as Montanhas Vosges e o Rio Reno

O fato dos vinhedos serem uma faixa longa e estreita entre um rio e uma montanha, faz com que a vinha da Alsácia seja protegida pela cordilheira dos Vosges da influência oceânica. O seu clima semi-continental permite pouca pluviosidade e boa insolação para as vinhas, terroir perfeito para as variedades mais importantes da Alsácia e designadas nobres: as 4 primeiras e finas as duas últimas – Riesling, Gewurztraminer, Tokay-Pinot Gris, Muscat, Pinot Blanc e Sylvaner (todas variedades brancas).

Das variedades acima citadas, a Riesling é considerada a melhor cepa da região, dando origem a vinhos secos, encorpados e acidez elevada. E outra coisa a se observar na Alsácia é que se trata da única denominação francesa que traz no rótulo uma única casta, que necessita entrar com 100% na composição do vinho. A Alsácia conta apenas com três Appellation d’Origine Contrôllée: Alsace, Alsace Grand Cru e Crémant d’Alsace, sendo os Crémants elaborados pelo método tradicional e líderes do mercado francês depois do Champanhe.

Gostou deste número? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário. Fique por aqui para acompanhar o próximo número que vai estar ainda mais incrível!

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *