Quem gosta de receber flores, que levante a mão! Eu adoro dar e receber. Acho um presente fácil e que encanta, sobretudo as mulheres. As flores, sem dúvida, podem ser dadas em várias ocasiões. Mas muita gente sem querer comete gafes quase irreparáveis, porque desconhecem algumas regras de Etiqueta ao dar flores.
Quem gosta de receber flores, que levante a mão! Eu adoro dar e receber. Acho um presente fácil e que encanta, sobretudo as mulheres. As flores, sem dúvida, podem ser dadas em várias ocasiões. Mas muita gente sem querer comete gafes quase irreparáveis, porque desconhecem algumas regras de Etiqueta ao dar flores.
Como a escolha das flores está diretamente relacionada à situação, intenção, elegância e até mesmo ao gosto do homenageado, vamos conferir algumas dicas para que você não cometa nenhuma gafe ao presentear com flores.
Em um jantar social você não deve chegar com flores, como muitas vezes se pensa e pratica, porque isso força a anfitriã a correr e pegar um vaso quando outras tarefas de recepção estão em curso.
Nessa situação, o buquê de flores deve ser mandado antes da recepção ou no dia seguinte, em agradecimento. Essa regra é válida para jantares muito sociais, mais formais.
Para jantares com amigos íntimos – no sábado à noite, a gente dá um desconto e, nesse caso, flores são bem-vindas.
Um número par de flores deve ser oferecido quando o buquê é grande: um buquê de 12 unidades de rosas, por exemplo. A regra é especialmente válida para rosas. Então, quando você está oferecendo mais de uma dúzia de rosas, o número deve ser par. Mas se o número de rosas for menor que 12 unidades, o número deve ser ímpar. Ah!?…
Não se trata de superstição, mas de estética. Imagine dar uma rosa ou três… maravilhoso! Mas duas ou quatro rosas … estranhamente é “feio”.
Regra capital de etiqueta: nunca ofereça rosas vermelhas a uma jovem ou a uma mulher que você não está interessado romanticamente. O vermelho é a cor e a flor da paixão. A menos que você queria mesmo dizer “eu te amo”, evite dar rosas vermelhas à garota que você está conhecendo.
As rosas são um símbolo de amor, Inclusive, de ‘’amor fraternal”, daqueles que temos por nossas mães, irmãs e tias. Para essas pessoas você pode ofertar rosas de várias outras cores, menos a vermelha.
Para ocasiões quando uma mulher não é seu objeto de interesse amoroso do tipo, aniversários, formaturas, condecorações, promoções ou novas amizades, sugiro outras variedades de flores como as flores do campo, girassóis, orquídeas, margaridas, lírios, entre outras.
Resumo. Um buquê de rosas vermelhas é um grande presente de Dia dos Namorados. Os amantes (solteiros) podem oferecer aos seus amores um buquê de flores vermelhas (sem rosa)… sim, eu sei, esta regra pode ser estranha não correspondendo aos novos estilos de vida do século XXI. Estou só explicando a regra, mas temos a opção de fazer diferente. Não se ofenda se acha isso antiquado, romântico demais ou inaceitável.
Flores para presentear alguém com quem não temos intimidade
Algumas vezes você quer somente agradecer um colega pela ajuda que deu na resolução de uma questão ou dar boas-vindas a um recém-chegado, alguém que você não tem intimidade. Não importa a situação, flores sempre tocam o coração, apenas escolha tipos mais versáteis, já que você não conhece a pessoa: azaleias, camélias, orquídeas e begônias, são flores elegantes para presentear com bom gosto.
Será que existe uma maneira de oferecer flores à um homem?
Certamente que sim, mas deve ser numa ocasião muito importante: um aniversário, uma celebração de conquistas profissionais ou de sucesso esportivo.
Devemos também prestar atentar ao fato de que existem tipos de flores para homens. São gérberas, cravos, lírios, girassóis, bambus, copo de leite.
Atente também para as cores das flores. Branco, amarelo, laranja e azul são mais recomendadas para os homens.
Pronto, agora que você já sabe sobre a Etiqueta das Flores é só encomendar o buquê.
Beijinhos e até a próxima dica!