Uma das flores mais delicadas, lindas e aromáticas, a lavanda é um convite à experiência sensorial l.
Eu fecho os olhos e consigo sentir seu perfume só de imaginá-la. Aroma inesquecível, ela contém um dos óleos essenciais mais usados no mundo, base para uma infinidade de cremes, shampoos, amaciantes e outros produtos de beleza e limpeza.
Os romanos usavam a lavanda para lavar roupa, tomar banho e aromatizar ambientes e foram os primeiros a se beneficiar das propriedades calmantes da flor, empregada até hoje para controlar insônia, estresse e ansiedade, além de manter as traças afastadas das roupas guardadas. Sabia disso?
Típica da região que vai do sul da Europa ao norte da África, da Arábia e das Ilhas Canárias, a lavanda prefere clima frio, o que a torna resistente até a geadas ocasionais. Graças às modernas técnicas de aperfeiçoamento genético, hoje existem variedades adaptadas ao clima tropical, o que possibilita o cultivo da flor em quase todo o país. Há também a criação de lavandas de flores brancas e azuladas, além das clássicas violetas e roxas.
Eu mesma já tive o prazer de plantá-la bem pequetitinha e hoje colho para fazer arranjos. Acho isso luxuoso! Você literalmente colher o que planta.
Embora não seja minha área, preciso falar sobre o seu uso culinário (licença, Leninha…) As pétalas têm um gosto adocicado que aromatiza mel, vinho, sorvete, vinagres e biscoitos. Ela é aparentada do alecrim. Sabia? Assim sendo, pode substituir este parente próximo em ensopados e pratos com carne (com moderação por causa do perfume forte tá?)
Ah, e como ficam lindas quando secam… E ainda mantêm o perfume… Ideia boa é colocá-la no saquinho para aromatizar suas roupas, seu armário, banheiro, e onde mais quiser.
Curiosidade interessante é que as lavandas soltam seu aroma mais forte quando são espremidas, amassadas, maceradas.
Quem dera fôssemos tão evoluídos a esse ponto para, diante de situações adversas, soltarmos o nosso melhor perfume…
Fica a reflexão.
Vamos FLORESCER?