Eventos & Lazer, Por ai, Vamos Florescer

Flores Desidratadas

Editorial – As vantagens dos elementos secos na decoração – Foto @tainafrota

Flores desidratadas e suas vantagens

Que as flores desidratadas vieram para ficar todo mundo já sabe. Mas quais as vantagens delas para sua decoração?

Muitos clientes me procuram querendo algo duradouro, bonito, versátil, prático e ainda por cima sustentável. Os elementos desidratados atendem à demanda perfeitamente. Podem compor desde buquês de noiva a enfeites de parede.

Para secar as flores, é preciso ter uma noção básica de qual espécie estará sendo tratada. O clima da cidade e estação do ano são alguns dos pontos a serem levados em conta. A técnica mais prática e difundida é a de pendurar algumas hastes de cabeça para baixo, em local ventilado, mais seco e escuro. Aí o tempo se encarrega de fazer a mágica… Algumas desidratam mais bonitas que outras. Mas vale fazer os testes e se surpreender com a ação da natureza, descortinando as várias formas do belo. É poético ver a beleza da impermanência…

Com as flores secas em mãos, é hora de partir para a conservação. A dica é evitar fricção (pois podem se quebrar), ambientes úmidos (sob pena de aparecer mofo) e luz direta do sol.

E elas podem muito bem compor arranjos com elementos frescos. Aliás, a mistura é bem-vinda nos arranjos denominados “orgânicos”, que buscam reproduzir a natureza. Sabemos que, numa paisagem, podem ser encontrados elementos já desidratados pertinho de flores que acabaram de brotar… E isso é lindo! Trazendo a informação para a arte floral, teremos um pedacinho da natureza dentro de casa.

As vantagens dos desidratados na decoração

Estúdio Papoularia – As vantagens dos elementos secos na decoração

E tem mais dicas? Tem, sim senhor!!!!!

Nos arranjos mistos procure cortar as hastes das flores desidratadas de modo a deixá-las mais curtas. Assim evitamos o contato da haste seca com a água, impedindo o mofo.

Utilize galhos e sementes trazendo novas texturas e cores.

Arranjos com flores secas combinam bem com ambientes rústicos ou românticos, mas nada impede de darem o ar de sua graça no estilo clássico. Basta escolher um vaso no estilo desejado e teremos um mix bem interessante e atual.

Folhagens secam bem, especialmente o eucalipto, que ainda deixa um aroma delicioso no ambiente. Você pode colocá-los em prateleiras com quadros, livros e objetos de viagem trazendo um charme a mais.

Assim, outro jeito diferente de usar folhas e flores secas na decoração é fazer uma espécie de cortina com estes elementos. Pegue um galho seco, amarre fios de ráfia nele e pendure folhas e flores verdes. Com o tempo elas vão amarelando e você poderá curtir o processo de transformação.

E abuse de cestarias e sacolas de palha para acondicionar galhos e folhagens. Fica um adorno bem interessante para um canto de sala ou um aparador perto da janela.

Com rosas secas você pode encher um pote de vidro ou cristal com tampa e decorar diferentes ambientes. Sugiro mesa de cabeceira e bancada de banheiro ou estante entre os livros.

Adoro usar raminhos de trigo (símbolo de prosperidade). Fica a sugestão.

No banheiro também podemos lançar mão de raminhos de lavanda, que desidratam muito bem e deixam um aroma agradável. Vários ramos num cesto rústico formam uma composição muito especial. Podem também vir sob a forma de um delicado arranjo, a ser deposto na bancada da pia.

E para os mais habilidosos, fica a sugestão de montar quadrinhos com as belezuras desidratadas e presentear ou decorar seu ambiente.

Vamos abrir os olhos para as diversas formas de beleza?

Vamos florescer?

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *