Conheça mais sobre o Vin Jaune, o ouro do Jura
O Jura é uma das menores regiões produtoras de vinho da França e nela se encontra o vinho emblemático – único que se fabrica apenas lá: O vin Jaune, feito exclusivamente da uva Savagnin, uva também exclusiva, ou seja nativa dessa região. O Vin Jaune é um estilo de vinho que só pode ser produzido em quatro AOCs do próprio Jura. São elas: Arbois; Château-Chalon, L’Étoile e Côtes du Jura e neste número, vou apresentar para você cada uma das 4 AOCs.
O Vin jaune
O Vin jaune digamos que é uma das jóias raras do Jura. Para sua produção, ele é colocado em barris de 600 litros que não podem ser preenchidos por completo, pois o espaço que sobra é completado por um véu (voile, em francês) que se forma na superfície do líquido e assim o vinho que ali está em maturação por 6 anos e 3 meses fica protegido do contato direto com o oxigênio e não se deteriora. Essa proteção pelo véu é uma cultura de leveduras específicas do Vin Jaune e ganham aromas complexos e exóticos, como curry, casca de laranja, frutas secas, dentre outros e tem bastante untuosidade em boca.
Durante o processo de maturação do Vin Jaune no barril, há uma perda significativa de volume, cerca de 40% por conta da evaporação que ocorre durante os mais de 6 anos que ali o vinho estageia, o que faz este vinho ter a cor amarela (dourada) e também com que as garrafas dele sejam exclusivas de 62cl chamadas clavelin, características dos Vins Jaunes, como se vê na foto e normalmente durante este período da maturação, o Vin Jaune atinge um volume alcoólico de até 14,5%.
As 4 AOCs autorizadas para produção de Vin Jaune
AOC Arbois
É uma Denominação municipal e a maior produtora de vinhos tintos do Jura. É AOC desde 1936 e também a maior área de Denominação de Origem do Jura. Arbois vem de ar = terra e bos = fértil, ou seja, significa terra fértil. Além de Vin Jaune, esta AOC produz vinho tinto, rosé, branco seco e Vin de paille.
AOC Côtes du Jura
É uma denominação de origem controlada que engloba vinhos de toda região do Jura. É AOC desde 1937. Muito pouco Vin Jaune produzido nesta Denominação que produz principalmente vinhos brancos secos, mas como a AOC Arbois, esta AOC produz também tinto, rosé, branco e Vin de Paille que será tema de um próximo número.
AOC Étoile
Seu nome significa estrela por causa dos fósseis em forma de estrela encontrados no solo desta denominação. É AOC desde 1937 e nela produzem-se também vinho branco seco e Vin de Paille.
AOC Château-Chalon
A única Denominação onde se produz unicamente Vin Jaune. É AOC desde 1936 e é a mais famosa das Denominações Vin Jaune e renomada entre os grandes vinhos brancos franceses. É uma denominação apenas de Vins Jaunes.
Gostou deste número? Deixe seu comentário e aguarde o próximo, onde falaremos sobre o Vin de paille.