Alta Gastronomia e Simplicidade é possível tanto no seu dia a dia como na hora de receber. Saiba como aplicar esse contexto de forma simples, pratica e elegante.
Quando falamos de Alta Gastronomia, 9 entre 10 pessoas logo imaginam Chefs Renomados, Restaurantes Chiques, Ingredientes Caros e inusitados, Gastronomia Molecular, e por ai vai…. mas, o que elas nem imaginam é que o termo surgiu na França, através da tradução de “Haute Cuisine” ou seja, “Alta Cozinha” ao pé da letra, onde os pratos criados tinham suas apresentações e elaborações feitas com ingredientes nobres e pareciam verdadeiras obras primas. Agora, imaginem falar de Alta Gastronomia com Simplicidade? Alta Gastronomia no dia a dia?
Porém, com o passar dos anos, esse conceito se atualizou e atualmente podemos falar que Alta Gastronomia é quando cozinhamos com bons ingredientes, sejam eles quais forem, de forma correta, abstraindo tudo o que se tem de melhor, obtendo como resultado pratos refinados, delicados e que, muitas vezes podem ser simples também, desde que, o processo de cocção e a apresentação estejam perfeitos e harmônicos. Para mim, particularmente, ainda incluiria dentro deste conceito a mesa posta de forma bonita, sempre incluindo alguma delicadeza ou mimo que a nossa alma carrega.
Tenho certeza que muitos de vocês ja pensaram serem incapazes de tal feito. Imaginem agora colocar esses conceitos no seu dia a dia ou…na hora de receber os amigos de forma programada ou inesperada. Eu como Chef e Consultora, tenho certeza que a maioria de vocês conseguirão e irão amar a ” brincadeira” quando perceberem os resultados obtidos. Pratos mais bonitos, alimentos mais saborosos, pessoas mais felizes! Afinal… uma boa comida é tudo de bom!
Para mostrar que minha afirmação é verdadeira, vou propor que vocês façam a receita abaixo! Nela teremos o processo de cocção perfeito ( a beterraba deve ficar bem crocante e vermelha), a apresentação impecável, e tudo sendo executado de forma rapida, simples e fácil…com ingredientes do dia a dia.
SALADA ENCANTADA DE BETERRABA,VERDES, E QUEIJOS!
Pois é…. BETERRABA!!!! esse ingrediente que muitos não gostam ,pois dizem conferir um sabor de terra, tem inúmeros benefícios, dentre eles : diminui a pressão arterial, pois contém nitratos ,melhora o rendimento do treino, pois ajuda a relaxar os vasos sanguíneos , ajuda a manter a saúde dos músculos, pois contém potássio e cálcio ,fortalece o sistema imune, pois contém vitamina C e zinco, previne e combate anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B e vitamina C, protege o sistema nervoso, por ser rica em vitamina B1 e B2, previne o envelhecimento precoce e no controle do colesterol além de manter a saúde do cérebro, uma vez que melhora o fluxo de sangue no cérebro e diminui o risco de alteração cognitiva. Então….. mãos a obra!!! E você vera que é rápido, fácil, sofisticado, chique e que o resultado surpreendente! Sem contar que esta receita é vegetariana!
INGREDIENTES:
Folhas Verdes Frescas (Rúcula, alface, agrião )
Beterraba
Queijo fresco (pode se búfala, chevre, parmesão)
Uvas roxas sem caroço
Semente de girassol levemente salgada e torrada
Azeite
Tomilho ou Salsinha
Creme de Manteiga e Frutas Vermelhas
Mel
Aceto balsâmico
Pimenta do Reino
Sal
q.b.
1 unid media
1 fatia
50 grs
1 col sobremesa
3 col sopa
3 galhos
1 col sopa
2 col sobremesa
2 col sopa
q.b
q.b
REND : 1 porção
q.b = quanto baste
MODO DE PREPARO:
Descasque a beterraba, corte em tiras. Tempere com o creme de manteiga e frutas vermelhas (opcional) , 1 colher de sopa de aceto balsâmico e 1 colher de sobremesa de mel e um fio de azeite. Em um pedaço de papel alumínio, coloque as fatias de beterraba, os galhos de tomilho por cima e 1 pitada de sal e pimenta do reino. Faca um papillote e asse em forno 180 graus, por aproximadamente 20 minutos. Reserve.
Emulsione o restante de aceto com o mel.
MONTAGEM
Disponha no prato delicadamente as folhas, a beterraba, o queijo, as uvas cortadas ao meio. Tempere com o molho de aceto e mel. Finalize com as sementes de girassol, uma pitada de sal (se tiver sal de fleur fica divino) e um fio de azeite!
DELICIE-SE!!!
Eu, particularmente, adoro servir junto com uma bela tostada. Nessa caso, acompanhou uma deliciosa fatia de Pão de Sementes de Abóbora e Girassol Vegano
Então… testaram? Gostaram?
Que tal fazermos juntos no próximo post espinafres e ovos se tornarem lindos aperitivos para uma reunião de amigos? Aguardo comentários e sugestões sobre os ingredientes e receitas que vocês gostariam de aprender!
Saudável e gostoso!
Olá Paulo,
Tudo bem?
Obrigada pelo retorno!!!
Tudo muito saudável realmente!
e para o processo estar perfeito o Papilote deve estar bem fechado e a beterraba ao final do processo de cocção deve estar bem vermelha e crocante ainda.
As folhas devem ser novinhas, verde claro
A emulsão do vinagre com o mel e o azeite não deve ter como resultado final manchas de azeite, tudo deve parecer um creme perfeito!
E as sementes… bem crocantes!
Ótima semana!!!!!