Olá, pessoal!
Estou muito feliz em poder ter este encontro com todos vocês, em fazer parte deste blog e contribuir de alguma forma.
Neste espaço vou trazer para vocês um pouco sobre minha experiência como jornalista e assessora de impressa. Falar sobre o universo da comunicação que se transforma o tempo todo. Apontar cases de sucesso, novas vertentes do comunicar, experiências vividas e conceitos deste universo que sou fascinada.
Sempre gostei de aprender coisas novas e isso permeia a vida de quem atua nesta área, nunca é igual, sempre uma nova pauta, novas pessoas e lugares.
Atuo há mais de 13 anos como jornalista e há 05 anos como assessora de imprensa. Digo que cai de paraquedas em assessoria após um desafio que me foi imposto e que agarrei com afinco. Daí percebi que poderia crescer profissionalmente e investi em qualificação, já são duas pós-graduações nesta área, eu precisava sair do óbvio e oferecer um algo a mais para o cliente. Sempre fui muito comunicativa, o que me possibilitou muitos contatos e bagagem profissional, eu estava com a faca e o queijo na mão, então acreditei no meu trabalho, mas em outro momento falo mais especificamente para vocês sobre as “qualidades” de um bom assessor de imprensa, ao meu ponto de vista e dos diversos manuais que temos disponíveis no mercado.
Não tenho a pretensão de saber tudo e ser dona da verdade, aprendemos coisas novas todos os dias e quero que o leve nos acompanhe por aqui, sem deixar de transmitir o conhecimento para vocês.
Então vamos lá, sejam todos bem-vindos. Vamos começar com uma passagem que adoro, como dizia inúmeras vezes nosso saudoso, Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha: “Quem não se comunica se estrumbica”. O jargão sintetiza bem a importância do que é comunicação para todos os setores: entre as pessoas, empresas, corporações, entidades, governo, políticos e instituições, afinal quem não é visto não é lembrado. Vou ter como norte neste texto o papel do assessor de imprensa, da sua grande importância para a circulação das informações dos seus assessorados, já que sai do âmbito das notícias factuais , situações do dia a dia que são de interesse público.
Com a pandemia veio a crise econômica e com ela cortes de orçamento, ouso dizer que o mercado de comunicação foi bastante afetado, já que quando se fala em conter gastos é a primeira área que sofre cortes. Um grave engano, já que o assessor de imprensa é quem irá manter a ponte entre assessorado e veículos de comunicação e desta forma fortalecer sua imagem com ganhos de visibilidade, ele transforma pessoas e empresas em notícias.
Seu conhecimento, agilidade, objetividade e olhar estratégico são os ingredientes fundamentais para o sucesso desta parceria entre assessor/assessorado. Espero que tenham gostado deste nosso primeiro contato, podemos também deixar mais interativo nossos encontros. Dúvidas e sugestões serão bem recebidas.
Até breve!