Eventos & Lazer, Tá Rolando, Todos os posts

DA BAHIA PARA O BROOKLYN – HISTÓRIAS DO CARIBE

EMBAIXADA DO REINO DOS PAÍSES BAIXOS REALIZA APRESENTAÇÃO, EM BRASÍLIA, DO DOCUMENTÁRIO “DA BAHIA PARA O BROOKLYN, HISTÓRIAS DO CARIBE”, DE NINA JURNA

O filme levanta a questão do racismo em diferentes países e terá sessões gratuitas nos dias 26 e 27 de março, no SESC da 504 sul e SESC Taguatinga. 

Nina Jurna é natural dos Países Baixos onde viveu e tornou-se jornalista. A sua trajetória na profissão a credenciou como correspondente internacional, com mais de 15 anos de experiência em jornalismo impresso e de radiodifusão, o que a levou para países da América do Sul, como Colômbia, Peru, Chile, Venezuela, Brasil e Suriname, onde viveu por dez anos e dirigiu vários documentários, longas-metragens, além de produzir festivais e eventos multidisciplinares através da sua empresa “Fawaka Creations”.

Com vasta experiência na área de comunicação, Nina trabalhou na estação de televisão AT 5 em Amsterdã e na RTL News e, posteriormente, como correspondente na América Latina para os veículos de imprensa dos Países Baixos, NRC e na TV pública NOS.

Atualmente, Nina vive no Rio de Janeiro, desde 2011 onde desenvolve projetos como profissional independente de mídia, comunicação, cinema e produção.

Em busca de suas próprias raízes, Nina Jurna partiu para realizar a série documental “Da Bahia para o Brooklyn, Histórias do Caribe”, em sete episódios. Um desafio que a levou para diferentes lugares para realizar a produção até chegar ao Brooklyn, nos Estados Unidos. 

Com direção de Martijn Blekendaal, o documentário revela, através de depoimentos da população desses países, histórias onde passado e presente se entrelaçam revelando a escravidão e colonialismo vividos por eles em diferentes continentes. “Em nenhum outro lugar tantos povos e culturas foram tão violentamente reunidos, como no Caribe e na América Latina, criando sociedades que são um verdadeiro caldeirão multicolorido.

A série mostra como a história criou uma nova cultura nestes sete países e, consequentemente como isso afeta o presente dessas populações”, afirma Nina.

Para o Embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen é importante apoiar iniciativas como essa, em que se discutem temas relevantes para todos independente de nacionalidades. “Com esse evento aumentamos a conscientização e iniciamos um diálogo sobre a história da escravidão e seu impacto em toda a sociedade”, afirma André.

O documentário “Da Bahia para o Brooklyn, Histórias do Caribe” terá sessões abertas ao público, no dia 26 de março, às 16:30h, no SESC da 504 sul e dia 27, no SESC Taguatinga 18:30h. Após ambas as sessões Nina Jurna vai conversar com o público e contar como foi o processo que percorreu para fazer o filme e responder perguntas da plateia. A mediação dos bate-papos será feita pela jornalista Priscila Mendes, gerente de telejornais da TV Brasil. 

Serviço:
Apresentação do documentário “Da Bahia para o Brooklyn, Histórias do Caribe”

Dia 26 de março: SESC da 504 sul, às 16:30h, exibição do filme e às 17:30 debate com
a diretora.
Dia 27 de março: SESC Taguatinga, às 18:30h exibição do filme e às 19:30h debate
com a diretora.
Entrada franca

author-avatar

Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *