Sempre me perguntam: “…como faço para melhorar o meu café?…” a resposta é simples: “…procure comprar café em grão torrado e você mesmo faça a moagem do seu café!” o seu “pulo” na qualidade será gigante! Depois poderá começar a pensar em cafés, gourmet, especiais, microlotes, etc. Em primeiro lugar vai saber que é café de verdade, segundo vai moer próximo do seu consumo, terceiro e não último, vai moer na “granulometria” certa para o método que será degustado o seu café! (coador, moka italiana, french press, etc.).
Tenho inveja dos amigos brasileiros que nas conversas sobre café, me falam das gostosas lembranças nas fazendas, chácaras, roças dos avós, pais ou parentes de ver torrar o café nas torradeiras artesanais, …saindo fumaça. Talvez o modo estava errado, mas não importa, o que importa é a experiência, as lembranças de momentos gostosos. Eu, sendo italiano, infelizmente não tive estas experiências, na Itália e Europa em geral não existe plantas de cafés. Me lembro da minha mãe quando ainda era um garoto, que comprava o café em grão torrado e tinha um moedor simples, no momento da moagem o cheiro invadia a casa.
Como se sabe, algumas vezes o “progresso” leva a um “regresso”, a pressa (relaxa e curte), a falta de tempo (tem sempre tempo para as boas coisas), a comodidade (esta é a grande mentira) leva a nivelar e na maioria dos casos a baixar a qualidade dos alimentos. Assim se procuram as desculpas acima, de comprar o café moído de duvidosa qualidade, torrado ao extremo e moído muito fino (para esconder defeitos??!!). O café não é uma necessidade é um prazer (quando é bom), beba menos mas beba um bom café!