Eventos & Lazer, Tá Rolando, Todos os posts

Responsabilidade por resíduos sólidos

De quem é a responsabilidade por grandes quantidades de resíduos sólidos? Os grandes geradores são pessoas físicas ou jurídicas que produzem mais de 120 litros de resíduos por dia em estabelecimentos comerciais, públicos, de prestação de serviços, terminais rodoviários e aeroportuários

Ao contrário do que muitos acreditam, o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) não é responsável pela grande quantidade de resíduos gerados diariamente pelos estabelecimentos. De acordo com a Lei nº 5.610/2016, os chamados grandes geradores de resíduos sólidos devem gerenciar seus próprios resíduos não perigosos e não inertes. Ou seja, são responsáveis pelo acondicionamento, coleta, transporte e destinação final adequada dos resíduos sólidos.

“O SLU não é responsável pelos resíduos dos grandes geradores. Como consequência, o lixo é disposto de forma incorreta gerando mau cheiro, roedores e pragas. Precisamos do apoio dos grandes geradores nessa manutenção do descarte desse lixo”, alerta a chefe da Unidade de Medição e Monitoramento do SLU, Andréa Almeida.

Os grandes geradores são pessoas físicas ou jurídicas que produzem mais de 120 litros de resíduos por dia em estabelecimentos comerciais, públicos, de prestação de serviços, terminais rodoviários e aeroportuários, cuja natureza ou composição seja semelhante às dos resíduos domiciliares. Para se ter uma ideia, a referida quantidade de resíduos é equivalente a um saco grande de 100 litros somado a quatro sacolinhas pequenas de cinco litros.

As principais responsabilidades dos grandes geradores envolvem registro no SLU, informação sobre os prestadores de serviços, fornecimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos ao poder público e garantia de que os resíduos estejam em contêineres com identificação clara. Além disso, devem contratar um transportador credenciado para eliminar os resíduos e não podem simplesmente descartá-los em locais públicos ou recorrer aos serviços locais de coleta de resíduos domésticos.

Geradores

Entre os cadastrados como grande gerador está um pequeno complexo comercial em Águas Claras que engloba um posto de combustível e lojas de conveniência. “Primeiro fizemos um cadastro no SLU. Hoje, temos uma empresa qualificada que recolhe nosso lixo três vezes na semana. Dividimos o lixo em sacos plásticos e separamos em recicláveis e orgânicos. Fazemos a limpeza do tambor uma vez por semana”, afirma o gerente do posto de combustível Caliston Paula.

“Quero parabenizar os grandes geradores credenciados. É muito importante que o comerciante descarte seu resíduo de maneira correta. O SLU está pronto para dar apoio a todos os comerciantes que se dispõem a descartar de maneira correta seus resíduos”, elogia o presidente do SLU, Sílvio Vieira. O dirigente disponibiliza a autarquia para orientação e esclarecimentos, incentivando a população a denunciar estabelecimentos irregulares. “Você, morador, que se sente incomodado com a grande quantidade de lixo descartada pelo grande gerador irregular, denuncie pelo telefone 162 ou pelo site participa.df.gov.br. Ajude-nos a manter a cidade limpa”, enfatiza Vieira.

Fotos: Vinícius Mendonça/Ascom SLU

Link Matéria em vídeo: https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl&zx=t9lym9no308q#inbox/FMfcgzGsnLPWQrbwshkSDTNMdqNJBsfn?projector=1

Atenciosamente

Assessoria de Comunicação – Ascom
Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF)
(61) 3213-0109 | 3213-0118 | 99105-2089 (plantão)  
ascom@slu.df.gov.br / ascomslu@gmail.com

author-avatar

Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *