A bolha das tulipas / História das tulipas
As tulipas!
Eu queria abraçar todas as tulipas do mundo… Amo tanto esta flor que a escolhi para compor o meu buquê de noiva.
Originárias da Turquia, seu nome teria vindo da palavra turco-otomana “tulbent”, ou seja, “turbante” em nossa língua pátria.
Entrando um pouco na história, trago à tona a famosa bolha financeira das tulipas, febre da tulipa ou crise das tulipas.
Teve início em Amsterdã, Holanda, em 1593, quando bulbos das tulipas vindas da Turquia começaram a ser revendidos. E a planta tornou-se cada vez mais desejada, o que fez o preço subir em todo o país.
A procura era tão grande que, já no século XVII, especuladores começaram a comprar botões de tulipas para revender a preços exorbitantes. Quanto mais rara e bonita era a planta, maior o seu valor.
Entre um mês e outro, o preço das tulipas chegava a aumentar mais de 20 vezes e o descontrole era tão alto que alguns holandeses foram capazes de trocar todos os seus bens por um único bulbo da flor.
O resultado, claro, não poderia ser outro: a formação de uma grande bolha financeira – a primeira da qual se tem conhecimento em todo o mundo.
Assim, uma bolha financeira acontece quando ativos passam a ser negociados por um preço muito maior do que o seu valor real. O movimento de alta é seguido por uma queda abrupta, deixando investidores que apostaram na bolha especulativa no prejuízo.
Esta situação é retratada no filme “Amor e tulipas”, uma adaptação do livro “A febre das tulipas”, escrito por Deborah Moggach.
A tulipa é mesmo de encantar e até hoje segue sendo símbolo da cultura holandesa. Tem uma elegância bastante particular. Porém fica a advertência aos mais alérgicos: o manuseio das belezuras pode acarretar a liberação de um pó que desencadeia rinites.
Dicas para usar nas tulipas plantadas:
- Ao comprar sua tulipa, dê preferência para as plantas que estiverem fechadas (em forma de botão), assim ela terá uma vida útil mais longa.
- A tulipa é uma planta que gosta de lugares frescos, bem arejados, e não de lugares com correntes de vento.
- Evite deixar a tulipa exposta sob o sol.
- Se o clima estiver seco ou com altas temperaturas, coloque umas pedrinhas de gelo sobre o vaso da tulipa, isso ajudará a reduzir a temperatura.
- Retire constantemente as folhas e as pétalas secas.
- Regas de uma a duas vezes na semana. A dica é verificar se a terra está úmida. Só regue quando seca para evitar que encharque.
Mas quem não tem acesso às tulipas porque moram em regiões muito quentes onde elas não duram nada ou nem chegam, opte pela flor que estiver por perto. Ou floresça você mesmo, a seu modo…
Em Provérbios 14:11 está escrito – A tenda do justo florescerá. Florescer quer dizer: produzir, distinguir-se, prosperar, ter um bom nome, ter sucesso, felicidade, paz, alegria e vitória. Todas essas coisas são como flores que devem crescer no jardim da nossa vida.
Por isto sempre faço o convite: vamos florescer?
Fonte de pesquisa: blog.pandhora.com
História interessante. Importante a informação sobre a possibilidade de desencadear reação alérgica. Obrigada.