O maior festival gastronômico do mundo Taste Brasília Festival se despede da capital do país com mais de 15 mil visitantes e reuniu chefs renomados, os melhores restaurantes de Brasília, em uma explosão de sabores, aromas e experiências no Pontão do Lago Sul
O Taste Brasília Festival estreou a edição local na capital do país e recebeu mais de 15 mil pessoas em 6 dias do maior festival gastronômico do mundo (27 a 29 de maio e 3 a 5 de junho). Gerou 10 mil empregos diretos; foram servidos 35 mil pratos pelos 13 restaurantes mais charmosos e sofisticados de Brasília e saboreados 25 mil bebidas, entre drinques, vinho, cerveja, chope, água e refrigerantes, servidos pelo bar oficial do festival – Southside, Adega Taste, The Bar da Diageo, Biergarten da Baden Baden, com lançamento do chope Lagunitas em Brasília e Wine Bar da Gran Cru.
“Foi uma grande experiência e desafio realizar a primeira edição do Taste Brasília Festival, nos dedicamos para montar um evento à altura da capital do país. Gostaria de agradecer ao público que prestigiou o festival, eu e nossa equipe esperamos que as pessoas tenham se divertido e vivido boas experiências”, comenta Gustavo Oliveira, diretor de negócios da IMM, organizadora do Taste Festivals.
Além de degustar deliciosos pratos, entradas, principais e sobremesas, o público prestigiou as aulas práticas e colocou a “mão na massa”, mostrando ser apaixonado pela gastronomia. Foram 54 aulas nos espaços “Papo de Cozinha” e “Fire Pit by Santander”, onde os visitantes preparam pratos deliciosos, aprenderam receitas feitas na brasa, degustaram delícias e levaram esta experiência para o seu dia a dia, seja na criação de um novo prato ou inclusão de novos temperos e dicas dos chefs em suas receitas.
O Taste tem a curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo que está à frente do festival desde sua primeira edição em 2016. O crítico gastronômico escolheu 13 dos melhores restaurantes e 1 bar que prepararam pratos tradicionais e drinks de seus estabelecimentos e opções exclusivas, criadas especialmente para o público do festival. “Brasília tem uma cena gastronômica pujante e variada. Aqui, cabem muitas vertentes e tendências: culinárias de vários países do mundo; o tradicional e o moderno; o internacional e a pesquisa cada vez mais profunda e criativa do Cerrado, o bioma local, com seus surpreendentes frutos, castanhas, temperos. É um lugar cosmopolita e, ao mesmo tempo, tão vinculado ao coração do Brasil. Gostaria de agradecer aos chefs e estabelecimentos que proporcionaram esse mix de experiências deliciosas e aceitaram, junto conosco, o desafio de realizar a primeira edição do festival em Brasília”, ressalta conta Camargo.
A Adega Taste foi um dos espaços mais procurados no Taste Brasília Festival, foram realizadas cerca de 40 aulas sobre vinhos, preparo de drinques com destilados, masterclass com drink de café gelado da Nespresso, harmonização com pratos, degustação e muitos brindes.
Os visitantes também curtiram cerca de 16 shows musicais ao vivo e com DJs no Palco Tim, puderam conhecer e comprar produtos de mais de 40 expositores locais, bem como participar de atividades e ativações com as marcas apoiadoras do evento.
Com atrações para toda a família, foram realizadas 36 oficinas práticas, para aproximadamente 360 crianças, com aulas de confeitos em biscoitos e cupcake no stand da Maple Bear, para idades de 4 a 12 anos. No “Papo de Cozinha” a professora e chef Alessandra Brant, da Arca do Sabor, ensinou o “Cuscuz do Cerrado” para a garotada. No Papo também teve atividade para pais e filhos que prepararam juntos panquecas.
O Taste Festivals é um grande festival de experiências gastronômicas que está presente em 13 cidades pelo mundo, como Londres, Paris, Dubai, Milão, Atenas, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Melbourne, Sydney, São Paulo, onde acontece regularmente, e agora em Brasília.
A Gastronomia social também foi uma marca da edição local do Taste, com ações e projetos importantes. No primeiro fim de semana. O Taste contou com a participação do Cerrado no Prato – Instituto Cajuzinho com a chef e professora Ana Paula Jacques que participa dos principais movimentos de gastronomia de Brasília. Simon Lau, um dinamarquês apaixonado pela capital e pelo bioma do Cerrado, é o nome por trás do já lendário restaurante Aquavit. Ambos são integrantes do coletivo Cerrado no Prato e do Instituto Cajuzinho. Juntos, apresentaram produtos artesanais, doces e salgados, destacando os sabores cerratenses e, em especial, produtos da comunidade kalunga.
O projeto Prisma realizou aulas práticas de gastronomia no “Papo de Cozinha” com chefs portadores de necessidades especiais, promovendo inclusão e profissionalização.
A comunidade Kalunga participou das aulas e palestras sobre a importância e valorização dos produtos do Cerrado, variedade de sabores, temperos e além da gastronomia a valorização da cultura local, com estímulos às produções regionais, artísticas, no ramo alimentício, decoração, entre outros.
As áreas de conhecimento do Taste contaram ainda com a participação dos estudantes do IESB, o Instituto de Educação Superior de Brasília, referência de ensino de gastronomia na cidade. Dando apoio à organização das aulas dos chefs no “Fire Pit” e no “Papo de Cozinha”, os alunos puderam ter contato com consagrados profissionais brasilienses e puderam vivenciar os desafios e o ritmo de uma cozinha de grandes exigências técnicas.
No segundo fim de semana o Taste contou com a participação da Almería e Casa Almería, que proporcionaram uma visão eclética da cozinha mediterrânea, tratada de forma leve e apetitosa: assim são o já consagrado Almería e a novíssima Casa Almería. O restaurante comandado pela família Jabour, de longa história na gastronomia de Brasília, traz influência ibéricas, gregas, libanesas, italianas. E quem amarra tudo isso é a chef Luiza Jabour, com sólida formação na França. A cultura das tapas, a tradição das mezzés, a confeitaria clássica com toques atuais, todas essas influências entram no caldeirão da chef.
O evento ocorreu no bairro nobre do Lago Sul, às margens do Lago Paranoá – o Pontão do Lago Sul, e foi o cenário perfeito para o Taste Brasília Festival, em uma das montagens mais bonitas de todas as edições.
O Taste Brasília Festival adotou práticas sustentáveis, utilizou pratos e talheres de material biodegradável, descarte correto de óleo, reciclagem e separação de lixo. O Festival prioriza inclusão social e acessibilidade, disponibilizou cardápios em braile, pisos táteis de borracha, atendimento especializado, sanitários adaptados.
A realização do Taste Brasília Festival tornou-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizaram a saúde pública e a vontade de trazer um festival que promove a alegria com segurança. Patrocinadores: GetNet, Tanqueray, Baden Baden e Riachuelo. Apoio de Nespresso, Grand Cru, Maple Bear, Webmotors, Granado, Tork. Apresentação – Santander e realização Amigos do Futuro e Produção IMM.
Sobre o Santander e a Gastronomia
Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.
Sobre a IMM
Há cerca de nove anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento.
A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial. Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.
No início de 2020, mantendo o compromisso com a inovação e crescimento constantes, iniciou um novo capítulo de sua história, com o braço criativo: a IMM Creative Marketing.
Assessoria de imprensa – Cadência Comunicação
Mara Conti – 11 98333-7196 – maracont@gmail.com
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