Quebrando Tabus, Saúde e Beleza

Você Sabe a Diferença da Vulva e Vagina?

Qual é a parte interna e externa afinal, vulga ou vagina?

Existe muito confusão quando o assunto é a intimidade feminina. Isso porque a palavra Vagina já se tornou popular como sendo a parte externa do órgão feminino. Mas na verdade a parte externa é a Vulva e a interna é a vagina. Em poucas palavras, a vulva é toda a parte externa da nossa genitália (a área visível), e a vagina é o espaço interno, o canal, que vai até o colo uterino.

A vulva compreende os grandes e os pequenos lábios, o prepúcio ou capuz clitoriano (aquela camadinha que envolve o clitóris), o clitóris, o púbis (a parte mais superior e protuberante onde ficam os pelos pubianos), a abertura da uretra (o buraquinho por onde sai o xixi) e a abertura que leva à vagina ( o outro buraquinho onde se tem a relação sexual). Muitas pessoas acham que onde sai o xixi é o mesmo local onde se tem a relação, mas são aberturas diferentes.

Uma curiosidade importante, não existe um padrão de vulva! Se a sua é pequena, grande, tem mais ou menos pelos, lábios maiores ou menores (ou um maior que o outro), sinta-se normal. A região íntima feminina é bem diversificada e nós precisamos assumir isso e olhar para as nossas vulvas como algo pessoal e único. Relaxe, não existe um modelo padrão. Você não encontrará nenhuma parecida com a outra. O tema era tão tabu que no ano passado pesquisadores do Lucerne Cantonal Hospital, na Suíça, pesquisaram as variações na vulva para baterem o martelo: não existe uma vulva ‘normal’. Eles estudaram 657 mulheres por 2 anos. A conclusão foi que a genitália feminina é diversa em todos os aspectos, não há um padrão.

No próximo post, vamos conversar muito mais sobre essas diferenças, mas enquanto isso fique tranquila, você é ÚNICA!

author-avatar

Por Priscila Paim

Primeira graduação em marketing e segunda na área da saúde. Sempre gostei de cuidar do outro e fiz minha segunda graduação para que tivesse a propriedade neste cuidado. Empreendedora, hoje focada em serviços para mulher. Acredito que o empoderamento feminino possa mudar vidas e isso começa na autoestima. É necessário o amor próprio, pra isso precisamos nos conhecer internamente. Aqui entra meu trabalho quebrando tabus e fazendo você conhecer sua intimidade. Precisamos também nos sentir bem com o espelho, tudo é uma junção. Então resolvi cuidar também do externo, cuidados com a beleza, tratamentos faciais, corporais e capilares. Faço as pessoas se sentirem livres, completas e lindas consigo mesmas.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *