Por uma questão cultural aqui no Brasil, chamamos todas as ervas, frutas e “folhas” que vão na água quente de chá.
Porém, não é correto, nem todos são os verdadeiros tipos de chá.
Mas quais são os verdadeiros tipos de chá?
Pois bem, todos os derivados da planta Camellia Sinensis, são os verdadeiros tipos de chás. Todas as outras ervas que conhecemos muito aqui no Brasil são chamadas de Tisanas ou infusões.
Como assim Rosana? Sempre comprei caixinhas de Chá de camomila, funcho, erva-doce e estava escrito “Chá”? É uma questão da nossa legislação para rótulos no Brasil, mas mundialmente, a palavrinha “chá”, é somente aquele feito com a Camellia Sinensis mesmo, esse é o verdadeiro chá.
Vejam a baixo como fica mais claro para a gente entender:
Camellia Sinensis – Todos a baixo são os verdadeiros Chás:
Branco
Amarelo
Verde – Matcha
Azul ou oolong
Vermelho ou Pu-erh
Preto
Tisanas ou Infusões:
Todas as ervas e flores, como camomila, erva-doce, hortelã, boldo, menta, capim-cidreira, capim-limão, e muito, muito mais, acreditem , são mais de 360 plantas medicinais catalogadas no Brasil.
Nesse grupo, ainda temos o Rooibos, que são arbustos.
Tanto o chá como as tisanas, podem ser preparadas em infusão à quente, à frio ou com álcool, e aos poucos aqui no blog vou contar tudinho para vocês.
Decocção:
São todos ingredientes mais fibrosos como casca das frutas, frutas secas, alguns legumes, raízes como gengibre, canela, anis, cardamomo, cravo e outras especiarias. Precisamos fervê-los na água para extrair seus óleos e todos seus benefícios.
Quem conhece aquele famoso “chá de maça” lá da serra gaúcha? Fervemos maça e cascas, canela e cravo em pau.
Agora que você entendeu a terminologia correta, ou seja, já sabe quais são os verdadeiros tipos de chá, na essência da palavra, nas próximas matérias, iremos aprender cada um, suas características, seus benefícios e como prepará-lo adequadamente, para que realmente você consiga aproveitar essas maravilhas da natureza.