Eventos & Lazer, Tá Rolando, Todos os posts

Più spaghetti, per favore!

Più spaghetti, per favore!

Più spaghetti, per favore! Três receitas para incrementar o clássico espaguete

Adnilton Santos Souza, chef do restaurante italiano Piselli Brasília, dá dicas de ouro para quem quer testar diferentes preparos com a massa 

Mundialmente famosa por suas clássicas receitas e sabores, a gastronomia italiana oferece um rico e vasto repertório culinário. Muitos são os molhos, temperos e tipos de preparo. Com a intenção de  trazer opções versáteis e balanceadas, o chef Adnilton Santos Souza, do restaurante Piselli Brasília, sugere três modos de preparo a partir do clássico spaghetti

Background

O termo espaguete (spaghetti, em italiano) tem origem na palavra ‘spago’, que, em português, quer dizer ‘fio’. O primeiro registro do vocábulo é datado do séc. XIX, na literatura do poeta napolitano Antonio Viviani. Em suas obras, o autor menciona o início da mecanização da produção de massas na Itália e cria o termo ‘spaghetti’ como um diminutivo carinhoso para ‘spago’. Dois séculos após esse registro inicial, a massa segue conquistando paladares ao redor do globo e instigando chefs a inovarem em preparos de molhos para acompanhar. 

No Piselli, há três opções servidas com espaguete. São eles o Alla Carbonara, All’Amatriciana e o Al Pesto. Oferecidos no restaurante, localizado no shopping Iguatemi, os pratos também podem ser feitos em casa. Para as três formas de preparo, o denominador comum é a massa. De acordo com o chef, um pacote de 500g de espaguete serve bem duas pessoas. 

Confira as dicas e receitas:

Alla Carbonara

O mais conhecido dos três. Saboroso, potente e único. Para esse preparo, os ingredientes necessários são pancetta italiana cortada em cubos (300g), queijos pecorino e grana padano (100g de cada), seis gemas de ovo caipira, caldo de legumes (300g), sal e pimenta do reino (a gosto) e azeite (duas colheres de sopa). Separados os ingredientes, a recomendação do chef do Piselli é que o espaguete seja cozido por cinco minutos, para ficar com a consistência perfeita. 

Enquanto a massa está no processo de cocção, doure a pancetta no azeite, observando a textura até que a carne esteja no ponto de crocância. À parte, misture as gemas com os queijos pecorino e grana padano. A mistura deve chegar no ponto semelhante ao de um creme. Quando a pancetta estiver crocante, adicione o espaguete , abaixe o fogo e adicione o creme preparado. Misture tudo, desligue o fogo e finalize, dando uma última mexida. “Nossa sugestão é finalizar o preparo com um toque de pimenta do reino para realçar os sabores”, detalha Adnilton.

All’Amatriciana

Marcante e cheio de texturas. Ao fazer esse prato, você precisará de pancetta em cubos (300g), azeite de oliva (quatro colheres de sopa), vinho branco seco (uma xícara de chá), uma cebola, três dentes de alho, salsa (10g), manjericão (20g), queijo grana padano (100g), molho pomodoro (500g), sal e pimenta (a gosto). 

O primeiro passo é dourar a pancetta no azeite de oliva, usando a cebola e o alho. Em seguida, adicione o vinho branco e espere evaporar. Assim que isso acontecer, incorpore o molho pomodoro e reserve. Enquanto o molho “descansa”, cozinhe o espaguete por cinco minutos. Escorra a massa e coloque-a em uma travessa, adicione o grana padano e o molho preparado. Para um toque a mais de sabor e cor, finalize com o manjericão, salsa e parmesão.  

Al Pesto 

Para quem deseja se transportar diretamente para a Itália: espaguete ao pesto genovese, creme de burrata e raspa de limão siciliano. Nesse prato, serão usados queijo burrata (300g), nozes picadas (meia xícara de chá), folhas de manjericão (uma xíc. de chá), parmesão ralado (seis colheres de sopa), azeite de oliva (uma xícara de chá), um limão siciliano, sal a gosto, um cubo de gelo e um dente de alho grande.

Cozinhe a massa por cinco minutos em água fervente com sal. Enquanto isso, para preparar o molho pesto, use um processador ou um liquidificador e triture as nozes, o manjericão, o parmesão, o sal, o gelo, o alho e o azeite. A mistura deve chegar na consistência de uma pasta. Reserve. 

Escorra o macarrão e adicione o pesto preparado. Misture. Adicione a burrata em cima. Com um ralador, decore com as raspas de limão siciliano. “A acidez das raspas traz o equilíbrio perfeito para o prato”, comenta o chef do Piselli. Finalize com um fio de azeite e parmesão ralado. 

Serviço:

Piselli Brasília – Shopping Iguatemi (Lago Norte) 

Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, 12h às 23h; sexta e sábado, 12h às 0h; domingo, 12h às 22h;

Para mais informações e reservas: (61) 99913-7191

author-avatar

Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *