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Mocktail Movement MONIN

Com Mocktail Movement, MONIN quer incluir todos nos momentos de descontração. Ação para promover os famosos mocktails será realizada em mais de 40 bares e restaurantes de todo Brasil a partir de 23 de maio

MONIN, líder global na fabricação de xaropes, purês de frutas e produtos inovadores para bebidas, lança no Brasil o Mocktail Movement, uma iniciativa para promover a cultura dos mocktails, os coquetéis sem álcool que estão conquistando o mundo.

Segundo Rafael Pizanti, Gerente de Inovação em bebidas e Mixologista da Monin Brasil, o Mocktail Movement é uma oportunidade de mostrar que a mixologia sem álcool pode ser tão sofisticada e prazerosa quanto a tradicional. “A palavra mocktail vem da junção dos termos em inglês mock (imitação) e cocktail (coquetel). Refere-se à simulação de um coquetel com álcool. Exige técnica para o preparo, equilíbrio nas combinações, aroma, sabor e textura. É a experiência perfeita de um drinque”, diz ele.

Com início no de 23 de maio, (quinta-feira), a ação conta com a participação de mais de 40 bares e restaurantes das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, que irão destacar dois drinques não alcoólicos em suas cartas.

“Queremos levar a experiência dos mocktails para mais pessoas, oferecendo opções sem álcool que cabem em qualquer estilo de vida. É um convite para que todos se sintam representados e acolhidos nos momentos de descontração, com um movimento inclusivo e saboroso. Inspiramos e incentivamos bartenders e donos de bares e restaurantes a abraçarem essa tendência para juntos construirmos uma cultura vibrante de mocktelaria”, comenta Juliana Fera, Gerente de Marketing e Branding da Monin Brasil.

No TikTok, a hashtag #mocktails tem mais de um bilhão de visualizações, o que mostra um interesse significativo. Entre as diversas tendências e preferências do consumidor que impulsionam a popularidade dos mocktails, está a redução do consumo excessivo de álcool, especialmente entre jovens. Uma pesquisa recente feita pela IWSR nos Estados Unidos, em abril de 2023, mostrou que 37% dos adultos entrevistados não haviam consumido álcool nos 6 meses anteriores, e 54% entre os jovens, evidenciando uma mudança nos hábitos de consumo.

“Acreditamos muito no potencial desse mercado. E percebemos que ainda são poucos os estabelecimentos que disponibilizam uma carta criativa de drinques sem álcool. O público só cresce para esse tipo de consumo. Um dos movimentos atuais é o sober curious, formado por pessoas que escolhem não ingerir ou reduzir gradativamente o consumo de bebidas alcoólicas”, complementa Juliana.

Bares renomados de coquetelaria já aderiram ao Mocktail Movement. Confira a lista completa:

Mais informações no site www.monin.com.br/mocktailmovement e no Instagram da marca @moninbrasil. 

Algumas receitas fáceis para fazer em casa:

Tangerine White Lady

  • 20ml MONIN Tangerina
  • 20ml suco de limão
  • 50ml chá de zimbro, cardamomo e casca de toranja*
  • 20ml Clara de ovo pasteurizada

Chá de zimbro, cardamomo e casca de toranja

  • 10 bagas de zimbro
  • 10 bagas de cardamomo
  • Casca de 1 toranja
  • 250ml água quente

Em um recipiente grande, amasse as bagas de zimbro e cardamomo, adicione a água quente e deixe esfriar. Armazene em geladeira por 12h e em seguida adicione as cascas de toranja e deixe descansar por mais 6h. Coe tudo e armazene em geladeira.

Modo de fazer: Em uma coqueteleira, adicione todos os ingredientes e bata sem gelo por alguns segundos. Em seguida, adicione bastante gelo e bata com bastante força. Faça uma dupla coagem para taça coupé previamente resfriada e perfume e decore com casca de limão. Sirva com um sorriso!

Green Mock

  • 15ml MONIN Gengibre
  • 15ml suco de limão
  • 30ml suco de salsão*
  • 30ml salmoura de azeitona
  • 80ml água com gás
  • 2 gotas pimenta jalapeño

*Suco de salsão

  • 1 maço de salsão
  • 100ml água filtrada

Pique grosseiramente o salsão. Em um liquidificador, adicione a água e vá adicionando o salsão picado aos poucos. Quando finalizar, coe e armazene em geladeira por no máximo 3 dias.

Modo de fazer: Em um copo alto, adicione o MONIN Gengibre, o suco de limão, o suco de salsão, a pimenta jalapeño e a salmoura de azeitona. Adicione bastante gelo e mexa bem. Finalize com a água com gás e mexa delicadamente. Decore com azeitona no palito e casca de limão siciliano. Saúde!

Amalfitano

  • 10ml MONIN Romã
  • 50ml água de tomate*
  • 100ml refrigerante de gengibre

*Água de tomate

  • 500kg de tomate
  • Sal a gosto

Pique os tomates, envolva-os em bastante sal e reserve por alguns minutos. Deixe os tomates em filtro de café na geladeira por 12h para a água escorrer límpida. Armazene em geladeira por, no máximo, 3 dias.

Modo de fazer: Em um copo collins, adicione bastante gelo, o MONIN Romã e a água de tomate. Finalize com o refrigerante de gengibre e mexa delicadamente. Decore com azeitonas no palito.

#VivaAMocktelaria #MocktailMovement #Mocktails #DrinkSemAlcool

Sobre a MONIN

Fundada em 1912 em Bourges, na França, a MONIN é a principal fornecedora de soluções aromáticas para a criação de bebidas artesanais e culinárias. Hoje, em sua terceira geração, a empresa familiar conta com sete fábricas em três continentes, além de distribuição de produtos para mais de 155 países. É líder global em seu segmento.

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Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

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