Você assumiu um cargo de liderança na empresa em que trabalha, mas o medo toma conta daquilo que era sua meta profissional e você se pergunta: Me tornei líder e agora?
Calma, se tornar uma líder não é o fim do mundo, muito pelo contrário, é uma grande oportunidade, especialmente se você desejava isso na sua carreira. Seu feito é maravilhoso! Comemore, pois você chegou lá.
Imagina que apenas 13% das empresas brasileiras possuem mulheres na alta gestão, segundo pesquisa divulgada pelo Valor Econômico, em 2019.
A pergunta que você fez, me tonei líder e agora? me remete a uma insegurança de momento e você sabe que essa sensação, precisa dar lugar a uma nova energia para que você se destaque e realize sua missão no seu melhor.
Nada de carregar essa insegurança que só irá levá-la a situações de demonstração de debilidades e, eu sei, que você pode muito mais.
Eu sei também que para as mulheres os desafios são ainda maiores, afinal, somos o tempo todo comparadas e pressionadas a provar que sabemos e que podemos estar nesse lugar.
Uma de nossas grandes vantagens, é que além de trazermos as competências técnicas, agregamos ao nosso perfil muitas habilidades importantes como a capacidade de flexibilização, colaboração, maior compromisso com a diversidade, além de criatividade e inovação.
Habilidades necessárias e cada vez mais exigidas para o profissional do futuro.
Você não precisa copiar o modelo masculino para ser uma líder reconhecida
Mulheres enfrentam sim muito mais objeções quando assumem lugar de destaque. Mas não esqueça que para obter avanços em sua carreira é preciso que você seja a primeira a vencer o auto preconceito. Você pode e tem competências para estar neste lugar, aliás, foram suas competências técnicas que te levaram até aí, agora é fazer valer.
Lembre-se que seu estilo de liderança não precisa ser baseado nos modelos comportamentais dos homens, em geral, mais focado no comando e dureza.
Seja você mesma, encontre nas suas características pessoais aquilo que fará você se conectar com sua equipe, engajá-la e levá-la ao resultado esperado pela empresa. Seja reconhecida exatamente por ter personalidade e a capacidade de assumir o seu estilo e alcançar resultados com ele.
Mulheres na liderança
Nossa participação em posições de liderança é necessária não apenas por uma questão de gênero, mas para tornar nossa sociedade mais equilibrada e contribuir com a economia. Estudos mostram que mulheres na liderança ocupando posições estratégicas, promovem mais empregabilidade e melhores resultados em muitos segmentos.
Quebrar pré-conceitos e rótulos sobre nossas competências profissionais é necessário, por isso, ao invés de perguntar: me tornei líder e agora? passe a dizer, assumi a liderança e estou pronta para fazer a melhor gestão de pessoas e metas que essa empresa já viu.
Esteja disponível para aprender o que ainda não sabe, fortaleça sua equipe, posicione-se com autoridade e leveza e sucesso. Você chegou onde queria e vai fazer sua jornada acontecer lindamente.
Eu tenho certeza!
Que minha coluna Um Salto na Liderança, possa te inspirar na sua jornada de líder. Se tiver dificuldade é só me chamar, eu sou Ana Rodrigues, mentora de lideranças.
Inscreva-se na nossa News Letter para não perder nenhum conteúdo dos demais colunistas e minha sugestão de leitura para você hoje, é a coluna de Leninha Camargo, sobre um certo jardim urbano. Vai lá e aproveita.