O Encanto do Vinho, Todos os posts, Vinho X Vida

I Love Italian Wines

Pela primeira vez em Brasília o principal evento de vinhos da Itália no Brasil I Love Italian Wines será realizado pela primeira vez na capital federal, promovendo masterclass na Embaixada da Itália conduzida por Diego Arrebola e reunindo importadores, vinícolas e formadores de opinião.

Firmando-se como importante polo no segmento enogastronômico, Brasília recebe pela primeira vez o evento I Love Italian Wines – maior encontro sobre vinhos italianos dirigido para o trade realizado em solo brasileiro.

Parte de uma programação com três etapas que se inicia no Rio de Janeiro, no dia 20 de maio, passando por São Paulo, em 22, e terminando em Brasilia no dia 24, o evento realizado na Embaixada da Itália e aberto pelo Embaixador Sr. Alessandro Cortese, consiste em uma masterclass para um seleto grupo de importadores, representantes da imprensa e profissionais do setor, guiada pelo premiado sommelier Diego Arrebola.

A edição 2024 de I Love Italian Wines e que marca sua estreia na capital brasileira é a terceira de um bem-sucedido encontro anual no qual serão apresentados mais de 360 rótulos provenientes das principais regiões vitivinícolas italianas e que deverão ser apreciados por cerca de 1.000 profissionais, entre jornalistas, influenciadores, importadores e compradores do trade.

Nomes consagrados, lançamentos e produtores ainda inéditos no Brasil irão apresentar e representar a rica tradição vinícola italiana, reunindo vinhos já conhecidos internacionalmente e marcas ainda desconhecidas do grande público consumidor.

I Love Italian Wines é promovido pelo MAECI – Ministério das Relações Exteriores e dos Negócios Internacionais da Itália e pela ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas / Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA – Italian Trade Agency), em colaboração com as feiras Wine South America (www.winesa.com.br) e Vinitaly (www.vinitaly.com). Com foco no segmento do vinho, as degustações integram uma série de ações no Brasil para promoção de alimentos e bebidas italianos. www.italianwines.com.br

“Eventos como esse dão aos brasileiros a oportunidade de terem contato com preciosidades da viticultura italiana, bem como com os produtores mais famosos. O objetivo é ampliar o acesso e o conhecimento da riqueza vitivinícola da Itália, proporcionando aos profissionais do setor verdadeiras descobertas enológicas”, assinala o Embaixador Cortese.

Segundo a diretora para o Brasil da Agência ICE, Milena Del Grosso, “as pequenas e médias vinícolas da Itália, como as que participam do I Love Italian Wines, são parte essencial da cultura enogastronômica do país, que figura entre os maiores produtores e exportadores mundiais da bebida. Muitas delas são conduzidas por famílias que perpetuam décadas e até séculos de tradição, como guardiões das tradições regionais, quase sempre cultivando variedades autóctones, com uma produção limitada e bastante exclusiva.”

O EVENTO
Além da participação das principais importadoras brasileiras com marcas italianas em seus portfólios, vinícolas ainda inéditas no país apresentam suas novidades e vinhos com propostas diferenciadas, e vêm em busca de representantes no Brasil.

A masterclass realizada em Brasília também marca o primeiro evento na Embaixada da Itália após um ano de obrar para reforma do icônico edifício projetado por Pier Luigi Nervi.

Seguida por um coquetel de networking, a degustação será guiada pelo premiado sommelier Diego Arrebola, que selecionou 15 vinhos escolhidos em ter os candidatados pelas vinícolas e importadoras participantes: Antica Cantina Leonardi (importada por Vinifera Import), Azienda Uggiano (importada pela Zahil Vinhos), Famiglia Cotarella (importada pela BWC Brasil), Cantina di Solopaca (importada pela Vinifera Import), Cantina di Negrar / Domini Veneti (sem importadora), MGM (importada pela Cantu Grupo Wine), Vesevo (importada pela Casa Flora/Porto a Porto), Cantina Fratelli Romanese (importada pela DOC Vineria), Podere 29 (importada pela ItaliaMais), Collemassari (importada pela Italy Import), Orestiadi (importado pela Ivini), Monteleone (importado pela Prem1um Wines), Le Marchesine (importado pela Sicilianess), Vigneti Reale (importado pela Vinifera Import) e Montefalco (importado pela Vinifera Import). www.italianwines.com.br

SOBRE O SETOR
Com uma produção de 38,3 milhões de hectolitros, seriamente afetada pelas adversidades climáticas, a Itália foi o segundo maior produtor mundial de vinho em 2023, atrás da França, com 48 milhões de hectolitros, mas sempre muito acima de seus tradicionais concorrentes no mercado brasileiro, como Espanha (28,3 milhões de hectolitros), Chile (11 milhões de hectolitros), Argentina (8,8 milhões de hectolitros) e Portugal (7,5 milhões de hectolitros). Os dados são da OIV – International Organisation of Vine and Wine.

Embora tenha temporariamente perdido a tradicional posição de liderança no volume de produção, sempre segundo dados OIV, os italianos seguem sendo os maiores exportadores da bebida, tendo enviado para o exterior em 2023 cerca de 21,4 milhões de hectolitros, contra 20,8 milhões de hectolitros da Espanha, 12,7 milhões de hectolitros da França, 6,8 milhões de hectolitros do Chile, 6,2 milhões de hectolitros da Argentina e 3,2 milhões de hectolitros de Portugal.

Em matéria de variedade de uvas autóctones, os italianos são imbatíveis, tendo registradas, segundo o Ministério Italiano da Agricultura, nada menos do que 642 variedades de vitis vinífera, ou uvas próprias para vinho. Em todo o mundo são cerca de 1.300, o que significa que mais da metade das variedades de uvas existentes no mundo, usadas na produção de vinho, são encontradas apenas na Itália.

Com quase 10 milhões de litros fornecidos para os brasileiros em 2023 e uma quota de 6,3%, a Itália ficou na 6ª posição entre os principais países fornecedores. Em valor, os italianos estão uma posição acima, registrando vendas para o Brasil em 2023 de 38,3 milhões de dólares, um crescimento de 4,4% em relação ao ano anterior. Os dados são da Euromonitor.

Os resultados aguardados até o final do ano são promissores, devido ao conjunto de ações implementadas pela Itália no Brasil, que devem ser incrementadas com outras atividades conduzidas pela Agência ICE, previstas para os próximos meses.

SOBRE A ITA
A ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas / Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA http://www.italianwines.com.br – Italian Trade Agency) é a agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século.

Com uma rede de 85 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem Pavilhões Oficiais Italianos em feiras internacionais, missões de empresários e profissionais a feiras italianas, cursos de formação e campanhas de comunicação. A ITA também tem por função atrair investimentos estrangeiros na Itália.

Somente em 2024, levou representantes de cerca de 30 das maiores redes de supermercados e importadores de alimentos e bebidas para visitar a Vinitaly, realizada no último mês de abril, e cujos primeiros resultados em novos produtos em circulação no mercado brasileiro devem começar a ser vistos a partir do segundo semestre deste ano.

Também bastante aguardada, a campanha Sabores da Itália, realizada em colaboração com os principais e-commerces e redes de supermercados do país, bem como as ações realizadas no âmbito da Semana da Cozinha Italiana do Mundo e que envolvem toda a rede diplomática italiana, que devem trazer muitas novidades e oportunidades para os brasileiros conhecerem ou aumentarem o consumo de produtos Made in Italy.

www.ice.it * www.madeinitaly.gov.it
Instagram: @ita.brasil
Twitter: @icesanpaolo
Facebook: @ICEBrasil
Linkedin: company/ice-sanpaolo


Sobre a Wine South America
Considerada uma das maiores feiras profissionais de vinhos na América Latina, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil. O evento reúne produtores, grupos, importadoras e empresas nacionais e internacionais, com foco na realização de grandes negócios em toda a cadeia do vinho. www.winesa.com.br
Instagram: @winesouthamerica
www.italianwines.com.br
Facebook: @feirawinesouthamerica
Linkedin: company/wine-south-america

Sobre a Vinitaly
A Vinitaly é a principal feira internacional do setor vitivinícola do mundo. A feira tornou-se ponto de referência mundial para o segmento graças à contínua apresentação de novidades, unindo uma exposição comercial com referências para a vinificação mundial. O setor vitivinícola italiano estabeleceu-se como o melhor embaixador dos produtos “Made in Italy”, representando a excelência e a qualidade italianas.
www.vinitaly.com
Instagram: @vinitalyofficial
Twitter: @VinitalyTasting
Facebook: @vinitalyofficial
Linkedin: company/vinitaly

Serviço:
I Love Italian Wines Data: 24/05/2024 Local: Embaixada da Itália, Brasília – DF
Informações para a imprensa: Nathália M. Sales (21) 980735-2024
Sueli Maestri (61) 98119-3637

author-avatar

Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *