O Chá Branco, proveniente da Camellia Sinensis, é o primeiro do grupo que será explicado aqui no blog por ser realmente muito especial. China, Japão e a Índia são os maiores produtores.
Desde sua colheita até a xícara, todo o processamento é bem delicado.
A colheita é manual e feita somente por mulheres, apenas três dia do ano, entre abril e maio, período que os brotos e folhas novas aparecem, essas folhas tem uma penugem branquinha e por essa razão recebeu o nome de chá branco.
Suas folhas e brotos não são processados, secam naturalmente, e assim não sofrem oxidação.
Benefícios do Chá Branco.
Com propriedades antioxidantes, essa variedade ajuda no envelhecimento, bom funcionamento do organismo, hidrata e tem função diurética.
São muitos os benefícios e ainda a vantagem de poder ser bebido em qualquer hora do dia, de manhã à noite, sem interferir no sono, pois, como não sofre oxidação, não contém cafeína ou teína.
Pense em ler um bom livro, dar aquela paradinha para refletir orar ou descansar, ao lado de uma xícara ou caneca de chá branco morninho… a sensação é maravilhosa!
Receitinha
Por ser extremamente delicado, não é amargo, você pode ser consumi-lo quentinho ou gelado, misturado com xaropes de frutas e seus blends são muito saborosos.
Experimente misturar nessa ordem para uma bebida refrescante e deliciosa:
15 ml de xarope de Lichia
15 ml de xarope de pêssego
Muito gelo e completar com chá branco pós infusão, fresquinho, uma verdadeira delícia
Mas, preste bem a atenção:
Seu preparo deve ser feito com água no máximo em temperatura de 60 graus e tempo de infusão de no máximo 4 minutos., para não queimar as folhas e brotos e podermos extrair o máximo de suas propriedades, o que fazem, esse chá ser muito saudável.
Vamos aprendendo.
Na próxima matéria, vamos seguir desmembrando os tipos de chá, porém, dessa vez falaremos do chá amarelo.