Arraiá do Conjunto Nacional tem atrações para adultos e crianças neste fim de semana
Serão dois dias de festa com direito a forró, quadrilha, comidas típicas e muitas brincadeiras no Jardim Urbano
O mês de julho chega trazendo uma das festas mais populares da cultura brasileira. Nos dias 1º e 2 de julho, o Conjunto Nacional terá seu Arraiá com direito a forró e comidas típicas, além de uma programação especial voltada para a criançada, com muitas brincadeiras e música. A festa começa na sexta-feira à noite com show de Thiago Lunar Trio e segue no sábado em três momentos: programação infantil com Pé de Cerrado, às 16h30, apresentação do Grupo de Quadrilha Xém Nhem Nhém, às 18h, e show do grupo Puruca, às 19h30. O Arraiá acontece no espaço multiuso do Jardim Urbano, localizado no 3º piso do shopping, com acesso livre e gratuito.
A atração da noite de sexta-feira (1/07) é Thiago Lunar Trio. O grupo é liderado por Thiago, um brasiliense de família mineira, apaixonado pela cultura nordestina e de musicalidade bem brasileira. Fundador e ex-vocalista do Forró Luna, já realizou mais de 1600 performances em todo o Brasil e duas turnês europeias em Portugal, Holanda e França. Sua trajetória também é marcada pelas participações em shows de abertura e festivais com a presença de grandes nomes como Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, Falamansa, Rastapé, Renato Teixeira, entre outros. No Arraiá no Conjunto Nacional, Thiago apresenta um show especial que reúne clássicos do Forró pé de serra, canções marcantes do movimento Forró universitário do início dos anos 2000 e versões de sucessos da MPB e do Pop nacional em ritmo de xote em um espetáculo sofisticado, diferenciado e contagiante.
Já a noite de sábado fica por conta do espetáculo Arrastapé do grupo Pururuca Baile Show, a partir das 19h30. O nome do grupo já antecipa o que esperar da apresentação. Pururuca é uma celebração à música brasileira e ao prazer de tocar nossos ritmos, melodias e fazer um show emocionante e festivo. E o baile é onde a música cativa e empolga, mas também promove a contemplação, quase hipnotizante, tudo isso de maneira dançante e leve.
O grupo formado por Juninho Ferreira – acordeonista e voz, Thiago Cunha – bateria, Leo Barbosa – percussão, e Vava Afiouni – baixo mistura referências do rock, funk e jazz fundindo-as com baião, samba e choro. Tudo isso catalisa um som que encanta purista e vanguardistas, e que abre um leque para um repertório que vai de Piazzolla a The Meters, passando por Sivuca, João do Vale, além das composições dos instrumentistas, o que eleva as possibilidades sonoras a caminhos dos mais diversos.
Arraiá da criançada
A tarde de sábado (2/07) reserva uma programação especial voltada para as crianças. O grupo Pé de Cerrado inicia, a partir das 16h30, uma agenda de atividades que envolve músicas e brincadeiras. O Grupo Cultural se reuniu em 1999, com a proposta de pesquisar a cultura brasileira, depois que seus primeiros integrantes realizaram a trilha sonora da peça “A Pena e a Lei”, de Ariano Suassuna, pela Escola de Teatro Dulcina de Morais. A trupe é formada pelos multi-instrumentistas, atores e pesquisadores da cultura brasileira Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Bruno Berê, Fernando Fernandes, Pedro Tupã e Davi Abreu.
Com a destreza de misturar as diversas formas de expressão artística e as mais plurais manifestações da cultura brasileira, os espetáculos trazem música, circo, dança, poesia, teatro e proporcionam uma intensa participação do público. O grupo foi responsável por importantes projetos culturais em Brasília, como o projeto infantil “O Pé na Escola”, o projeto “Ensaio Aberto” e o projeto “O Pé Convida” e gravou 3 CDs (o primeiro com a participação de Dominguinhos) e um DVD. O último CD (Pé de Moleque), destinado ao público infantil, foi lançado em 2014 e o DVD infantil “Os Brincantes”, foi o último trabalho lançado. Participaram com a música “Mundão”, do CD “Nós por Eles”, do grupo Quinteto Violado.
E vamos ter quadrilha? Vamos, sim senhor! Às 18h, a Associação Cultural Esportiva e Teatral Xém Nhem Nhém apresenta sua animada quadrilha. Fundada em outubro de 2007, o grupo tem o propósito de apresentar a cultura popular brasileira através do teatro e da dança popular, na busca de que todos se sintam participantes do crescimento cultural. A Quadrilha junina se apresenta em competições e festas juninas do Distrito Federal e entorno.
Para o Arraiá do Conjunto Nacional, a quadrilha Xém Nhem Nhém traz o tema Espelho, Espelho Meu, em que fala de Rosalinda que de coxa não tinha nada era só canela, mas mesmo fora do padrão todos queriam se casar com ela. A performance ainda nos apresenta Cornélio, o pai de Rosalinda, Morgana, sua amada e madrasta malvada de Rosalinda, além de Tadeum um matuto sorridente de bom coração, que se encanta pela nossa protagonista, entre outros que vivem na cidade de Tiguar, cenário desta estória.
E não vai faltar brincadeira nesses dois dias. A Sea Kids estará presente com as tradicionais atividades de Pescaria e Jogo da Argola, além de cama elástica. A estação de brinquedos estará no local durante o período em que estiverem acontecendo as atrações culturais.
Delícias de Arraiá
Como não poderia faltar as delícias tradicionais dessa época do ano, o Arraiá do Conjunto também terá barraquinhas com venda de comidas típicas, que vão do cachorro-quente, do Dog da Igrejinha, aos pratos tradicionais como caldos, pamonha, maçã do amor, do Café Maria Teresa, sem esquecer de churrasquinho da Fast Grill e das bebidas do Job Social Bar. As guloseimas serão produzidas e comercializadas durante toda a programação de sexta e sábado.
O Jardim Urbano do Conjunto Nacional é um espaço multiuso de convivência, que integra o ar puro e o sol com cultura e gastronomia, com projeto arquitetônico inovador, instalado no 3º piso do Conjunto Nacional. O complexo atualmente está dividido em três decks suspensos e cobertos, com 52 mesas, instaladas respeitando o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde. Todas as sextas e sábados, o projeto Música em Conjunto é realizado no espaço, às 17h e às 12h, trazendo os destaques da cena musical do Distrito Federal. Interligado ao ambiente ao ar livre está o CNJ Lab, um espaço colaborativo e criativo, com duas operações gastronômicas: O Maria Teresa Café e o Job Social Bar. O CNJ Lab funciona de segunda-feira a sábado, das 08h às 20h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Serviço: Arraiá do Conjunto Nacional
Local: Jardim Urbano – 3º Piso
– 01/07 (sexta-feira), às 19h – Thiago Lunar Trio
– 02/07 (sábado), às 16h30 – Pé de Cerrado – Música e brincadeiras para crianças.
– 02/07 (sábado), às 18h – Quadrilha Xém Nhem Nhém
– 02/07(sábado), às 19h30 – Pururuca – Edição Arrastapé
Não deixe de acompanhar tudo que está rolando na Capital Federal, cadastre-se em nossa NEWS LETTER e fique por dentro de todas as novidades em primeira mão
Acompanhe também as minhas colunas Azeite Minha Paixão – Caminha Comigo – O Cerrado como nunca Visto – Por ai – Negócios da Gastronomia
E se você quer nos enviar uma pauta, para qualquer um dos nossos colunistas, teremos imenso prazer em recebê-las – pautas@chefleninhacamargo.com.br