Independentemente do estilo da vizinhança, algumas regras de etiqueta entre vizinhos devem ser observadas para que possamos viver harmoniosamente em grupo dentro de prédios e condomínios, horizontais ou verticais, já que você pode se deparar com vários tipos de personalidade.
Por isso, montei uma lista com 11 regras mínimas de convivência em comunidade que devem ser usadas por todos. Veja algumas dicas e saiba por onde começar um bom relacionamento com o seu vizinho!
- Independentemente do estilo da vizinhança, algumas regras de etiqueta devem ser observadas para que possamos viver harmoniosamente em grupo. Vizinho novo merece vista com direito a lembrancinha. Pode ser um bolo, uma geleia, um vaso de flores, um vinho, uma fruta que você colheu em casa. O que conta mesmo é o carinho. Essa regra de etiqueta vale ouro.
- Vá conhece-lo e apresente-se, colocando-se à disposição.
- Encontrou o vizinho no elevador, na rua? Cumprimente-o.
- Chegou tarde em casa, tire o salto alto quando chegar. É óbvio que a regra serve para quem mora em apartamento.
- Estacione direitinho. Nada de ocupar a vaga da garagem do vizinho, por uns minutinhos ou estacionar em local proibido.
- Vai dar uma festa? Então, é bom avisar, sobretudo os vizinhos de muro. Não precisa convidá-lo, apenas explique a razão do movimento e peça desculpa por qualquer incomodo.
- Se você quer viver pacificamente com suas vizinhas, não vá limpar a garagem com roupas mínimas ou pegar o elevador só de biquíni, quase sem canga ou de shortinho – sem blusa, depois da piscina no prédio. A mesma regra vale para homens que gostam de andar pelo condomínio sem camisa, se exibindo.
- Quando for sair com o totó use o elevador de serviço e lembre de levar um saquinho para colher as fezes do seu animalzinho.
- Quando seu vizinho viajar, mesmo que ele não peça, dê uma olhadinha na casa dele de vez enquanto. Recolha alguma correspondência jogada no chão, afinal, um imóvel visivelmente largado é sinal verde para ladrões.
- No WhatsApp do condomínio use o bom senso e evite questões polêmicas: religião, política, piadas imorais, assuntos preconceituosos, correntes. Ou seja, compartilhamento de notícias que nada tem a ver com o condomínio.
- Trate os funcionários do condomínio com gentileza, mas não confunda as coisas. O porteiro, não é seu funcionário e, portanto, não está ali para carregar suas compras ou vigiar seu pet de estimação.
E você, como se relaciona com os seus vizinhos?