Life Style, Por ai, Todos os posts

Você sabe o que é inteligência emocional?

Você sabe o que é inteligência emocional?

Você sabe o que é inteligência emocional? Que tal entender a importância e os pilares desta soft skill, além de como desenvolvê-la?

Nos dias de hoje muito se fala em Inteligência emocional, em saber gerir nossas emoções. Fala-se na rua, nas redes sociais, em casa, cursos sobre o tema tem surgido, mas você sabe o que é e para que serve?

O conceito de Inteligência Emocional surgiu em 1990, proposto pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer.

No entanto, tornou-se conhecido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional, em 1995, por Daniel Goleman.

Em suma, a importância da inteligência emocional está em ajudar uma pessoa a ser mais criativa e a estabelecer melhores abordagens para lidar com conflitos e diversas situações que possam surgir em nosso dia a dia, comportando-se de maneira racional e influenciando outras pessoas para resolver de maneira construtiva estes conflitos.

Nossas emoções podem ser controladas e com o conhecimento certo, usadas ao nosso favor, no campo emocional, profissional, familiar, círculo social e espiritual. Alguns dos benefícios do desenvolvimento da Inteligência Emocional?

Alta Performance profissional; Aumento da produtividade; Desenvolver foco e confiança; Desenvolver novos hábitos; Eliminação da autossabotagem; Reconhecer e treinar suas habilidades para transformá-las em resultados reais; Maior equilíbrio e qualidade de vida; Bem-estar; Autoconhecimento e capacidade para encarar e resolver problemas do dia a dia.  

E para nos ajudar nesta missão, Luan Vasconcelos – Master Coach Integral Sistêmico nos fala sobre o tema: “Antes de qualquer outra coisa, é necessário desmistificar este conceito. O senso comum afirma que a Inteligência Emocional se trata apenas de autocontrole ou até mesmo autoajuda. Mas não se engane, seu conceito vai muito além disso. Daniel Goleman, pai da Inteligência Emocional (IE), já dizia que autocontrole é apenas uma parte da IE: é apenas 1/18 da divisão maior. Então, se você quer entender um pouco sobre a Inteligência Emocional e saber como a desenvolver, esse texto foi feito para você. O que de fato é a Inteligência Emocional? A Inteligência Emocional é composta por dois grandes pilares:

1º Pilar: Competências emocionais pessoais – Esse primeiro pilar se traduz na forma como você se conecta com você mesmo, as emoções que você traz dentro de você. E tenha sempre em mente: cada emoção gera um comportamento, uma atitude diferente. As pessoas que possuem competências emocionais pessoais conseguem se conectar consigo mesma e extrair o melhor delas em qualquer situação, seja um momento de desafio ou de prazer, seja uma situação positiva ou negativa. Ou seja, elas sabem sempre absorver o melhor de cada momento.

2º Pilar: Competências Emocionais Sociais: Esse pilar representa a capacidade de se conectar com um terceiro, com os outros, e conseguir absorver o melhor de cada relação. Não importa se é em um momento de diversão, de festa, ou uma situação adversa, de dor.

É, por exemplo, quando você está no trabalho e consegue se conectar positivamente com sua equipe e a equipe com você, e com isso cada um retira o melhor dessa relação em prol de algo maior, de um trabalho bem executado, produtivo e equilibrado. E a pergunta que não quer calar: Por que a Inteligência Emocional é importante?

O fato é que sem IE nunca conseguiremos alcançar a verdadeira Alta Performance. Quando você vê uma pessoa que tem pós-graduação, mestrado, doutorado, fala três línguas, curso de extensão, talvez você pense que essa pessoa possui muito conhecimento e muita racionalidade.

Mas, será que isso é suficiente para ele alcançar o sucesso? Será que para o sucesso só importa o currículo? A quantidade de cursos? Por mais que o estudo e as certificações sejam importantes, elas não são tudo!

O sucesso depende muito mais do nível de Inteligência Emocional dessa pessoa, isso porque ela pode ter todo o conhecimento do mundo, mas se ela não souber tirar o melhor dele, ela não vai prosperar.

E como desenvolver minha Inteligência Emocional? Sim, a Inteligência Emocional pode ser acordada, trabalhada e melhorada. Para isso, basta que você comece a agir, analisando suas condutas e alterando seus hábitos, pensamentos e comportamentos.

Então, para que você desenvolva essas características, o ponto chave é dedicar um tempo ao que realmente importa: você”, finalizou. Ficou curioso e quer saber mais? Na Febracis você encontra diversos cursos que vão te ajudar a se desenvolver e, desta forma, obter sucesso e alta-perfomance em todas as áreas da sua vida.  

Serviço:

Febracis Brasília

Endereço: 702/703 Bloco D – Asa Norte,Telefone: (61) 3013-4450

author-avatar

Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *