Alta Gastronomia com Simplicidade, Enogastronomia, Gastronomia, Harmonizando, Negócios & Empreendedorismo, Negócios da Gastronomia, O Encanto do Vinho, O Sommelier, Profissão Influencer, Rolha em Rolha, Todos os posts, Vinho X Vida, Vinhos do Brasil

Vinhos de Inverno

Quem gosta de vinho sabe que a bebida pode e deve ser degustada em qualquer época do ano. Mas é inegável que no inverno ele se torna ainda mais irresistível.

Aproveite essa estação do ano para degustar rótulos mais encorpados, que possuem sabores intensos e longos. Anota aí algumas sugestões para esse inverno:

  • Cabernet Sauvignon: corpo intenso, tanino e acidez moderados. Combine com carnes vermelhas, massas com molho vermelho. Queijo cheddar e gorgonzola.
  • Malbec: encorpado, tanino estruturado e final de boca que remete à frutas vermelhas e negras. Vai muito bem com churrasco com carnes mais gordurosas, cordeiro, queijo provolone.
  • Syrah: encorpado, tanino e acidez equilibrados. Trazem notas de especiarias como pimenta, cravo e canela. Os rótulos da Argentina, Austrália e África do Sul, são exemplares que possuem mais corpo. Combine com pratos condimentados como o ossobuco.
  • Chardonnay com passagem em barrica: tende a apresentar maior complexidade no sabor quando passa algum tempo estagiando em barrica de carvalho. Escolha esse rótulo quando for harmonizar com sopas, caldos, cogumelos e vegetais.
  • Sangiovesse: tanino bem presente e, geralmente, muito ácido. Essa uva é bem versátil. Seus vinhos costumam ter sabores e aromas marcantes e rústicos. Harmonize com queijos curados, pizzas, massas com molhos vermelhos.
  • Nebbiolo: vinhos rústicos e potentes do noroeste da Itália. Vai bem com ragu, cordeiro e trufas.
  • Merlot: super versátil, com intensidade média e acidez equilibrada. Harmoniza com aves assadas, porco, e molhos encorpados.
  • Touringa Nacional: aromas complexos, intensidade de cor e com teor alcoólico mais elevado. Perfeito para acompanhar carne vermelha, queijo azul, sobremesas com chocolate e nozes.
  • Riesling: intenso e com complexidade aromática, baixo teor alcoólico e acidez pronunciada. Ideal para acompanhar comidas mais picantes (muito usual no inverno) e carnes brancas.

Dica importante: com exceção dos vinhos brancos que estão na lista, os vinhos da estação devem ser servidos entre 14°C e 18°C.

E você? Qual o vinho favorito para curtir as comidas da estação mais fria do ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *