Todos os posts, Vinho X Vida, Vinhos Franceses

França: País Produtor de Vinhos por Excelência

Conheça o porquê da França ser um dos países referência mundial da vitivinicultura.

A França é conhecida no mundo todo pelos seus vinhos que são os mais famosos e valorizados do mercado, como o Château Petrus, Romanée-Conti, os Champanhes e outros.

Conforme o mapa em destaque, o país hexágono tem mais de 10 grandes regiões produtoras de vinho e muita história para ensinar através da vitivinicultura.

Carte des régions des vins de France – © photorebelle – stock.adobe.com

A importância de um controle de qualidade através de uma legislação

Eu diria que uma das maiores inspiração francesa para o mundo é, dentre outras as suas regras restritas de Appellation d’Origine Contrôlée. Elas determinam o controle de qualidade do cultivo de castas que são autorizadas nas regiões produtoras de vinho. Elas são quatro classificações de controle:

O Vin de table que é um vinho de mesa e uma classificação básica.

O Vin de Pays que é um vinho regional. Seria um vinho de mesa, porém com uma indicação geográfica – IGP.

O Vin Délimité de Qualité Supérieure que é uma categoria provisória que tende a se tornar um vinho Appellation d’Origine Contrôlée.

O Appellation d’Origine Contrôlée que é uma Denominação de Origem que representa os vinhos elites do país. São mais de 400 denominações e essas áreas são denominadas terroirs, vocábulo francês que significa um conjunto de fatores que implica na qualidade do vinho, assunto que será tema de post futuro.

Logo francesa das AOC

Breve panorama das regiões vinícolas francesas

A França, dentro do que rege sua legislação, cada região produtora de vinho tem suas castas emblemáticas, bem como as que são permitidas para cultivo. Este feito é devido ao fato de os franceses terem percebido que certas castas tem melhores resultados em determinado tipos de solos e climas e solos e climas diferentes o país hexágono não deixa a desejar.

Nosso panorama começa em Bordeaux. Quem nunca ouviu falar do famoso corte bordalês? Trata-se da Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. Elas são as castas destaques e que melhor se adaptaram ao clima e ao solo dessa região.

Perto dali, serpenteando os castelos, o Loire alimenta muitos vinhedos de Sauvignon Blanc e de Cabernet Franc onde expressam sua mineralidade, notas terrosas e acidez elevada. Um pouco mais acima, na Borgonha as rainhas são a Chardonnay e a Pinot Noir.

Já na fronteira com a Alemanha, a Alsace é mundialmente conhecida pelos seus vinhos brancos excepcionais e mais abaixo encontramos o Jura com seus famosos vin jaune e vin de paille produzidos a partir da Savagnin. No Vale do Rhône, muito se fala do corte SGM – Syrah, Grenache e Mourvèdre e com influência mediterrânea, temos a Provence conhecida pelos seus rosés refrescantes e assim chegamos no Languedoc-Roussillon onde encontramos belos exemplares de Vin de Pays (IGP).

Assim se faz a França produtora de vinhos por excelência. Um país que se equipara ao estado da Bahia, mas com diversos climas, legislação rigorosa, com tradição de cultivar muitas das mais conhecidas castas do mundo, como Cabernet Sauvignon, Merlot e tantas outras.

Se você gostou deste número, comente, compartilhe em suas redes sociais e fique atento ao próximo, pois aqui a gente vai ter respostas para a pergunta:

Porque os vinhos franceses sempre estiveram entre os melhores do mundo?

Aguardo sua resposta nos comentários!

Postagens Relacionadas

2 Comentários de “França: País Produtor de Vinhos por Excelência

  1. Paula Souto disse:

    O vinho ganha outro sabor quando há o saber. Parabéns.

    1. Adelson Marques disse:

      Verdade, Paula! A gente até aprecia melhor. Santé!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *