Todos os posts

Chá Amarelo – Camellia Sinensis

Você deve estar se perguntando: Mas que chá é esse Rosana?

Realmente, o chá amarelo é pouco conhecido no Brasil e muito difícil de achá-lo, inclusive em casas especializadas e Tea Houses, conseguimos comprar on-line em algumas casas especializadas.

Podemos encontrar a variedade originária da região de Huang (amarelo) Shan (montanha), na Província de Anhui na China, conhecido como Chá Amarelo de Huangshan. Além da região especial, patrimônio mundial da UNESCO, o chá é composto por brotos, primeira e segunda folhas, o que lhe confere a raridade e características especiais, provenientes dessa região específica.

https://br.freepik.com/fotos-premium/paisagem-do-monte-huangshan-montanhas-amarelas-patrimonio-mundial-da-unesco-localizado-em-huangshan-anhui-china_11823137.htm

O chá amarelo é também derivado da Camellia Sinensis, por isso, recebe a palavra chá e está aqui neste grupo de apresentação e também, muito apreciado.

O chá amarelo é produzido na China, e fica na categoria intermediária entre o chá branco e verde. Seu processamento é especial, o que lhe dá uma cor, levemente amarelada, acidez elegante, sabor erval, mas agradável, com suaves notas de mel.

As folhas passam por um processo mais longo de secagem, que após, são embrulhadas em papel ou pano umedecido, induzindo a uma fermentação muito leve e rapidamente interrompida. Esta etapa é responsável pelo tom amarelado das folhas e da riqueza de sabores como comentei acima.

E como benefícios o chá amarelo, por ser antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, protegendo o organismo e fortalecendo a imunidade, além de hidratar e proteger o canal urinário de infecções.

Então, busque ir acompanhando as explicações, e se possível, vá degustando cada chá apresentado, comente suas sensações e observações e com isso, você vai aprimorando conhecimentos e melhorando sua qualidade de vida.

No próximo post, irei falar sobre o chá verde, tão amado por uns e não apreciado por outros, mas por que será?

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *