Quando Menos é Mais – 21 Dicas para uma Casamento Minimalista – P1
Leonardo da Vinci já dizia: “a simplicidade é o último grau de sofisticação”. Essa é justamente a essência do casamento minimalista.
#1 ESCOLHA O ESTILO DO SEU CASAMENTO MINIMALISTA
Como assim escolher mais um estilo?
Isso mesmo! O casamento minimalista pode se manifestar de algumas maneiras. Ele pode ser orgânico, industrial, rústico, moderno, sustentável, romântico…
O minimalismo é a base do seu casamento, mas são as outras características que vão compor o estilo dos elementos visuais, as cores, a decoração e por aí vai.
#2 LISTE SUAS PRIORIDADES
Se você ainda não sabe, logo logo vai descobrir que as listas são as melhores amigas da noiva! Como a ideia do casamento minimalista é reduzir os elementos visuais, avalie o que é prioridade pra você, principalmente na decoração.
Leia também – Planner de casamento: o que não pode faltar para que ele seja o melhor amigo da noiva
#3 SEJA INTENCIONAL NA ESCOLHA DE CADA PEÇA DA DECORAÇÃO
Não existe regra, pois como falamos aqui no comecinho, cada casamento é único. Mas tenha em mente que nada em um casamento minimalista está ali por acaso ou sobrando. O legal é que cada detalhe seja intencional e tenha um valor especial para os noivos.
Para você ter como inspiração, veja alguns elementos que costumam fazer parte da decoração:
- livros antigos
- vasos ou peças que estão na família há anos
- mesas comunitárias ou imperiais
- menos objetos decorativos
- louça em tons mais claros ou tons pastéis
- flores simples e muitas folhagens
- formas geométricas
- luminárias esculturais
- cadeiras transparentes
- mobiliária na cor branca ou com transparências
- móveis rústicos (ideais para casamentos minimalistas ao ar livre)
- elementos metálicos ou tons metálicos que podem combinar com os tons neutros da paleta escolhida – rosé gold, dourado e ródio negro são algumas opções interessantes
- cerâmicas
PENSE NA LOCAÇÃO
A escolha do local do casamento pode ser influenciada por inúmeros fatores, mas vale a pena escolher um local com paisagismo natural ou com uma arquitetura interessante que vai ajudar a formar o casamento minimalista. Imagine que o espaço precisa ser visualmente interessante para “dar conta” de poucos elementos visuais.
#5 CRIE CONTRASTES
Essa é outra característica que o seu casamento minimalista pode ter. É possível combinar elementos orgânicos e geométricos, por exemplo, e criar uma atmosfera minimalista única!
#6 TENHA UM PROJETO DE ILUMINAÇÃO
A iluminação é um dos pontos altos de qualquer casamento. Se o casamento acontecer durante o dia, aposte em um local que tenha uma boa entrada de luz natural. Velas também são muito usadas em casamentos minimalistas.
Esse estilo de casamento também pede uma iluminação clara e clean. Observe em suas pesquisas como a iluminação tende a ser branca, com focos de luz amarela, que muitas vezes são velas.
#7 ESCOLHA UM VESTIDO CLEAN
A escolha do vestido também é muito pessoal, mas as noivas que querem um casamento minimalista também costumam refletir esse estilo no vestido. Mais uma vez, aqui a simplicidade é o segredo da elegância. Vestidos minimalistas possuem tecidos com caimento perfeito e uma aparência simples e natural. Tecidos lisos são a cara de um casamento minimalista!
Modelos com silhueta mais estruturada, com corte ombro a ombro, costas cavadas ou de alcinhas finas também são ótimas opções. Mas lembrando sempre que o vestido ideal é aquele que a noiva vai se sentir mais à vontade e vai se amar ainda mais com ele.
#8 PROCURE TERNOS COM UMA SILHUETA CLEAN E COR SÓLIDA
Para os noivos minimalistas, o terno de casamento ideal possui uma silhueta clean. Cores sólidas também combinam muito bem com esse estilo, assim como ternos vintage. Cores neutras e naturais, como preto, marinho, creme, branco ou cinza são opções certeiras.
#9 VEJA COMO DESTACAR A MESA DE DOCES
Sabemos bem que esse é um dos destaques mais esperados em um casamento. Para evidenciar as gostosuras escolhidas, a mesa não vai precisar de muitos elementos decorativos. O bolo e os doces podem ser dispostos em suportes transparentes, compondo uma mesa neutra e sofisticada.
#10 FIQUE LIVRE PARA FUGIR DE TRADIÇÕES
Como a principal característica do casamento minimalista é eliminar excessos, fique à vontade para reconsiderar certas tradições e inclua no casamento os detalhes e formalidades que fazem sentido pra vocês, como casal, e que vai tornar o casamento um momento único e especial. Mude o estilo da dança, o sabor do bolo, o formato do jantar, escolha amigos para celebrarem a cerimônia… escolha o que é essencial pra vocês!
E para esse artigo não ficar muito grande, na nossa próxima publicação, traremos mais #11 dicas finais. Fique atendto.
Porém, como o mini wedding é uma forte tendência, não será difícil encontrar lugares charmosos e acolhedores em sua cidade. Em se falando de Brasilia, temos o espaço ideal para você realizar seu sonho em grande estilo. Estamos falando do Lounge Vip que tem os menus assinados por mim. Isso mesmo, trata-se de um espaço finamente decorado e todo pronto para receber seu Mini Wedding com requinte e praticidade, além de um custo que cabe no seu bolso. Da uma olhada aqui! e depois em manda uma mensagem, quero te receber pessoalmente para um café e juntos, montaremos o evento dos seus sonhos.
E na modalidade de Identidade Visual para o seu casamento, essa é a praia Dona Amélie ! De convite e de personalização eles entendem e muito 🙂 e essa matéria foi escrita por eles.
Tire todas as suas dúvidas aqui conosco, comente e conte se você tem alguma dúvida com relação a esse assunto!
Não deixe de acompanhar tudo que está rolando na Capital Federal, cadastre-se em nossa NEWS LETTER e fique por dentro de todas as novidades em primeira mão
Acompanhe também as minhas colunas Azeite Minha Paixão – Caminha Comigo – O Cerrado como nunca Visto – Por ai – Negócios da Gastronomia
E se você quer nos enviar uma pauta, para qualquer um dos nossos colunistas, teremos imenso prazer em recebê-las – pautas@chefleninhacamargo.com.br