Todos os posts

Brindando Com a Sommelierie Alessandra Mendonça.

Alessandra Mendonça em vinhedos.

Saudações queridos leitores, hoje terei o privilégio de expor um bate papo ímpar com uma das mulheres mais incríveis que já conheci, Alessandra Mendonça, fique por dentro para conhecer seu ponto de vista único no “HISTÓRIAS DE SUCESSO.”

Marcelo Rocha: “Alessandra, acompanho sua coluna aqui no Blog da Leninha e vejo o quão apreciadora de vinhos você é, realmente uma sommelière, mas soube que vinhos não são sua única especialidade, com oque atua além da enologia?”

Alessandra: “Marcelo, hoje além de sommelière sou também secretaria de Estado de Economia do DF, onde atuo como Auditora Fiscal. Porém, sou Engenheira Mecânica, Matemática e Sommelière. Fiz um curso de mestrado na Espanha, em Administração Tributária, o que me aproximou da cultura espanhola. Também atuo como Diretora Executiva de Eventos da Associação Brasileira de Sommeliers – ABS/DF.”

Uau!!! Que trajetória linda Alessandra, obrigado pela resposta.

Marcelo Rocha: “Suas vocações são bem distintas uma da outra, como começou na área de auditoria fiscal e também como sommelière?”

Alessandra: “Comecei como auditora fiscal há 21 anos.
Quanto à área de vinhos, venho estudando há muitos anos, porém, como “curiosa”. Comecei a estudar profissionalmente em 2015, quando me inscrevi no curso da ABS-Brasília, na UNIP, de Sommelier, com duração de 2 anos. Depois disso, fiz diversos outros cursos na área vitivinícola e visitei mais de uma centena de vinícolas pelo mundo.”

Marcelo Rocha: “Qual o seu maior orgulho profissional e frustração?”

Alessandra: “Meu maior orgulho é conseguir falar e escrever sobre vinhos de uma maneira mais clara, mais acessível, tentando desmistificar um cenário marcado por enigmas e mistérios, muitas vezes incompreensíveis.”
“Minha maior frustração é não poder dedicar meu tempo integralmente à área da sommelierie, pois tenho que dividi-lo com outra profissão, que é a responsável por me manter financeiramente.”

Marcelo Rocha: “Qual a sua maior motivação para seguir em frente?”

Alessandra: Adoro desafios, e o mundo dos vinhos é assim. Não existe rotina. Todos os dias surge uma nova história, um novo tema. A verdade é que, quanto mais estudo temas relacionados a vinhos, mais descubro que ainda tenho muito mais a aprender.”

Que currículo Fantástico!!! Temos que marcar um encontro onde eu levo os queijos do Roça da Sônia e você harmoniza com bons vinhos kkk.

Marcelo Rocha: “Alessandra, como você concilia as duas atividades

Alessandra: “Hoje sigo trabalhando como auditora fiscal e atuando na área de vinhos como Diretora Executiva de Eventos da Associação Brasileira de Sommeliers – ABS/DF, além de dar aulas desde os cursos mais básicos até os mais avançados, ministrar palestras e workshops, conduzir degustações, escrever artigos para colunas de vinhos.”

Marcelo Rocha: “Como a pandemia atingiu seu ramo de atividade?”

Alessandra: “Pensando somente na área dos vinhos, esquecendo todo o lado negativo desta fase que vivemos, a pandemia teve um lado positivo: tive mais tempo para dedicar aos estudos, para degustar novos vinhos, ou seja, para solidificar a intenção de seguir atuando na área, para aumentar ainda mais minha paixão por esta profissão que ainda é desconhecida por muita gente: a de Sommelierie.”

Marcelo Rocha: “Quem era você a no começo de tudo”

Alessandra: “No início, eu era uma curiosa, queria entender um pouquinho mais sobre vinhos, de forma a conseguir identificar qual o vinho que me agradaria mais em determinadas situações, a saber pedir um vinho em um restaurante, por exemplo.”

Marcelo Rocha: “Qual o seu conselho para quem está começando no mundo dos sommeliers?”

Alessandra: “Por mais que pareça algo inalcançável, que seja difícil perceber aromas, sabores e algumas outras características do vinho, tudo depende de treino e estudo e aos pouquinhos as nuvens vão se abrindo e o sol começa a surgir, trazendo uma série de conhecimentos que você jamais imaginaria alcançar.”

Só tenho a agradecer pelo privilégio de você ter compartilhado conosco uma história tão bonita, e a você leitor que acompanhou até aqui, conta para a gente oque achou nos comentários!!!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *