Para comemorar o Dia Mundial do Rock, o Conjunto Nacional faz uma seleção de itens essenciais para compor looks das mais variadas tribos roqueiras – A moda e o rock’n’roll
Um dos ritmos mais aclamados da história da música, o rock tem data especial de comemoração entre seus fãs mundo afora. O 13 de julho é reconhecido como o Dia Mundial do Rock e a data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985, simultaneamente em palcos localizados em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo do festival era o fim da fome na Etiópia. A celebração é uma referência a um desejo expressado pelo cantor Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”, já reuniu alguns dos maiores nomes do gênero da época, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Kiss entre outros. Para marcar a data, o Conjunto Nacional resolveu unir dois assuntos que andam juntos, moda e música e selecionou alguns itens de vestuário presentes nas lojas do shopping, que podem compor o look perfeito de qualquer roqueiro, independente da tribo a qual pertença.
Se engana quem acha que o visual do roqueiro se restringe a roupas pretas e tachinhas nos calçados e jaquetas. Claro que essas são peças clássicas no guarda-roupa, mas o estilo fashion da turma do rock é tão diverso quanto suas influências e tribos. E ela ganha repaginações ao longo dos anos também. A camisas de botões e as bermudas de sarja cáqui que compunham o visual dos membros dos Beach Boys, ícones do Surf Rock dos anos 1960, eram o hit dos surfistas californianos daquela época. Porém, elas deram espaço a shorts coloridos em tactel, como os da MCD (R$299,90) e camiseta em malha com caveira da Hurley (R$ 149,90), ambas encontradas na Mabuya.
O movimento punk dos anos 70 trazia o conceito do Do it yourself, ou seja, repaginar peças de roupas básicas para algo mais incrementado e que transmitisse a insatisfação com as instituições estabelecidas. Para quem curte o som de bandas como Sex Pistols, The Clash e Ramones, é fácil reproduzir o visual clássico de seus ídolos na Youcom, que tem calça destroyed preta (R$119), cinto com corrente (R$ 79,90), com o complemente da bota coturno em couro da Sonho dos Pés ($ 269,90).
O Glam Rock durou pouco tempo, mas seu efeito foi provocativo. Nascido na Inglaterra entre o final de anos 60 e começo dos 70, o movimento surgiu como uma provocação à estética Hippie e foi marcado pelo excesso na produção – tanto na roupa (lurex, lantejoulas, paetês, saltos plataformas) e maquiagem (cílios postiços, batons e sombras em cores vibrantes, purpurina). Os fãs de David Bowie não vão resistir a bota tratorada (plataforma) em couro, nas cores dourado e preto que está em promoção na Arezzo. De R$ 599,90 por R$ 399,90.
Nascido em Seattle, o movimento grunge ganhou o mundo nos anos 90 e trouxe à moda a onda das camisas xadrez, os tênis usados e a calça de cintura alta, além dos acessórios, como correntes, presas às calças e cintos. Para quem não piscava com os clipes musicais de bandas com Pearl Jam, Nirvana e Soundgarden, o look perfeito pode estar te esperando na Youcom, que tem calça preta de cintura alta, em sarja com correntes presas à cintura (R$ 219) e vestido curto xadrez R$ 179). Já a turma do skate, que curte o som de Green Day e Charlie Brown Jr., a Bad Boy tem opções de jaquetas estampadas em poliéster que vão impressionar no show, na pista de skate ou na balada, como a da OKDOK (R$ 349,90).
Para os roqueiros mais básicos, sempre pode-se recorrer às clássicas camisetas de banda. E no Conjunto, tem para todos os fãs. A Piticas tem uma coleção em parceria com a Consulado do Rock, que traz capas clássicas de discos dos ícones do Heavy Metal, como Iron Maiden, Megadeth, Ozzy Osborne, Alice Cooper e Antrax. A camiseta custa R$ 79,90, cada. Já a C&A tem opções de estampas dos deuses do rock inglês: Beatles (R$ 35,99) e Rollings Stones (49,99).
Agora é só colocar sua playlist preferida no tocador de sua preferência e partir para as compras ao som do bom e velho rock’n’roll.
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