Eu sou apaixonada pelo resgate de sabores únicos, de fazer releituras da gastronomia de raiz. E ai, muita gente me aborda perguntando o que de fato seria uma Comida Afetiva – Então, Vamos traduzir?
Talvez você nunca tenha percebido quantos sentimentos estão envolvidos quando nos alimentamos. O ato de sentar a mesa, seja com amigos, familia, amores, negócios, geram Emoções, Sensações…
Fato é que quando comemos, não o fazemos apenas para obter os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso organismo, mas também expor nossa identidade, para celebrar momentos únicos, socializar, e muitas vezes expor valores sobre a vida.
Quando pensamos em comida afetiva e tentamos resgatar memórias, descobrimos que o ato de nos alimentarmos vai muito além de nutrientes para o corpo. O prazer de preparar pensar no prato e prepará-lo para momentos especiais e com o intuito de proporcionar alegria seja a quem for, lógico, com escolhas mais conscientes e saudáveis, deixa claro que não devemos ver a comida apenas com a função de nutrir.
Comida Afetiva, Confort Food, Comida sentimental…. o nome dado não importa, mas todas fazem parte das preparações que nos remetem uma memória agradável do passado, seja numa viagem ou na época da vovó, do fogão a lenha, um familiar ou amigo querido.
São preparações que nos abraçam, nos acaricia, nos gera conforto e bem estar, promovendo aquela sensação de que não estamos alimentando apenas o corpo, mas também a alma.
São exemplos tipicos e que todos conhecem, aquele bolo de fubá assando e exalando o cheiro por toda casa, feito pela vovó, o café coado no coador de pano, a galinha caipira aos domingos servida com quiabo e angú, o bolinho de chuva do lanche da tarde, a macarronada de domingo….
Qualquer prato que te traz a lembrança de um momento especial da sua vida, faz parte da chamada Comida Afetiva, se ela te conecta a momentos especiais já vividos e te acaricia, ela é uma comida afetiva, ela faz parte do confort food.
Nesse contexto, faça um exercício, aproveite cada momento com quem estiver ao seu lado, comece por observar o local onde está, tente se conectar com os alimentos que você consome diariamente, observe as cores, sinta as texturas, aproveite os aromas de se delicie com seus sabores.
E me conta nos comentários suas experiências em torno da mesa.
Tire todas as suas dúvidas aqui conosco, comente e conte se você tem alguma dúvida com relação a esse assunto!
Não deixe de acompanhar tudo que está rolando na Capital Federal, cadastre-se em nossa NEWS LETTER e fique por dentro de todas as novidades em primeira mão
Acompanhe também as minhas colunas Azeite Minha Paixão – Caminha Comigo – O Cerrado como nunca Visto – Por ai – Negócios da Gastronomia