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Taste of Japan conecta

Taste of Japan conecta Brasília, Curitiba e São Paulo em uma celebração de sabores e cultura japonesa

Festival acontece até o dia 12 de outubro e marca os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão

O Brasil está recebendo, simultaneamente em Brasília, Curitiba e São Paulo, o Taste of Japan, um festival que une alta gastronomia, cultura e diplomacia para celebrar os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Até o dia 12 de outubro, restaurantes selecionados apresentam menus exclusivos preparados com ingredientes 100% de origem japonesa, como vieiras de Hokkaido e o peixe hamachi (yellowtail).

Na metrópole paulista, participam o restaurante Kame Kami, que apresenta pratos como o Tiradito de vieira japonesa (R$85): vieiras fatiadas, kiuri, raspas de limão, molho ponzu, flor de sal e azeite trufado; o Nigiri hamachi japonês (R$44 – duas unidades); e o  Sashimi de hamachi japonês (R$99 – 5 unidades). E, também, o restaurante Torá Sushi e Robata, que entre os destaques traz de entrada Hotate Ponzu Bata, vieira japonesa finalizada com óleo de nori.

A capital federal reúne casas tradicionais como Samurai Sushi, com um menu completo (R$ 150) que inclui como entrada uma saborosa vieira selada na manteiga da terra com vinagrete de nori e ovas de salmão. Para o prato principal, o Combinado Nihon com 2 Sashimi Hamachi, Sashimi vieiras com espuma de ponzu yuzu, 1 Nigiri Vieira, 1 Nigiri Vieira selada, gotas de limão siciliano e taiti e flor de sal maldon, 1 Nigiri Hamachi, 1 Nigiri Hamachi com yuzu kosho e ovas massago, 1 temaki aberto de vieiras selada com manteiga de shoyu e crispy de panko no óleo de gergelim e o 1 temaki aberto de hamachi maçaricado com manteiga de missô e sal de alho negro. 

No New Koto, com opções como sashimi de hamachi (R$ 72) e hotategai de vieira japonesa refogada com manteiga e shimeji (R$ 48); O Noru Sushi traz pratos como o carpaccio de vieiras com esferas de yuzu e shoyu, finalizado com azeite e shoyu nikiri (R$ 142,81) e a robata de vieiras grelhadas com hamachi no azeite de alho e finalizado com molho ponzu e ova (R$ 181,81); e um Sashimi de Hamachi com esferas de yuzu, shoyu Nikiri e alga marinha (R$135,81). 

Na capital paranaense, os destaques ficam por conta do Fujii Cozinha Japonesa, com o Kaisendon de vieiras e hamachi do Japão (R$ 200,00), e da Ippai Ramen Street, com o exclusivo Hotate Misso Ramen (R$ 70,00), inspirado em Sapporo, que combina vieiras frescas, caldo denso de missô e toppings típicos japoneses.

Entre os produtos 100% de origem japonesa que dão o tom do festival, e que estão nas receitas dos restaurantes, destaque para as vieiras da Nordsee Pescados e Frutos do Mar, referência desde 1994 no mercado premium de pescados nacionais e importados, que traz com exclusividade as vieiras diretamente das águas frias de Hokkaido e conhecidas pela textura delicada e sabor levemente adocicado; o yellowtail (hamachi) da Kalena Foods, peixe branco de textura firme e legítimo do Japão, distribuído pela empresa que soma 15 anos de experiência e presença em São Paulo e Rio de Janeiro; e a harmonização com os saquês fornecidos pela Adega do Sake, primeira loja especializada do gênero no Brasil, cujas seleções recebem a curadoria de um Sake Samurai e Embaixador da Gastronomia, título concedido pelo Governo do Japão.

Gastronomia como ponte cultural

Mais do que um festival culinário, o Taste of Japan reforça a conexão histórica e diplomática entre Brasil e Japão. A programação também abre espaço para negócios, inovação e sustentabilidade, além de difundir informações sobre a segurança alimentar japonesa e tecnologias ambientais como o sistema ALPS de tratamento de águas.

Segundo o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, a ocasião reafirma os laços entre as duas nações. “Ao celebrarmos 130 anos de amizade, homenageamos uma trajetória construída em confiança e respeito, e renovamos nosso compromisso com um futuro de cooperação, inovação e prosperidade compartilhada”, explica. 

De acordo com Lesley Ishii, presidente da REN Brasil, entidade responsável pela realização, o Taste of Japan é uma ponte entre culturas e também entre negócios. “Celebramos 130 anos de amizade, mas também construímos um futuro de inovação e novas possibilidades”, explica. 

Realizado pela REN Brasil, com apoio da Embaixada do Japão no Brasil e da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), o Taste of Japan é um dos marcos centrais das comemorações oficiais desta data histórica.

SERVIÇO

Taste of Japan: 130 anos navegando pelos sabores do Japão

Data: 24 de setembro a 12 de outubro

Realização: REN BRASIL 

Apoio: Embaixada do Japão no Brasil e JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão. 

Site: www.renbrasil.com.br 

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Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

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