Gastronomia, Negócios & Empreendedorismo, Negócios da Gastronomia, Todos os posts

Setor de alimentação fora do lar no DF mostra sinais de recuperação

Setor de alimentação fora do lar no DF mostra sinais de recuperação, aponta pesquisa da Abrasel

Levantamento mostra avanço na saúde financeira dos negócios e reflete maior confiança entre empresários

O setor de bares e restaurantes do Distrito Federal segue mostrando resiliência e sinais de recuperação, registrando em agosto o menor índice de empresas operando em prejuízo desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil. É o que revela a Pesquisa Abrasel DF – Setembro/2025, realizada entre os dias 15 e 23 de setembro com empresários da capital.

Segundo o levantamento, 47% das empresas operaram com lucro em agosto, enquanto 36% mantiveram estabilidade e apenas 14% registraram prejuízo. Além disso, 48% dos negócios tiveram aumento no faturamento em relação ao mês anterior, confirmando uma tendência positiva no desempenho do setor.

Outro dado relevante é a capacidade de adaptação diante do cenário econômico: 56% dos estabelecimentos conseguiram reajustar seus preços dentro ou abaixo da inflação nos últimos 12 meses, equilibrando competitividade e responsabilidade com o consumidor.

Apesar dos avanços, os desafios seguem presentes. Quatro em cada dez empresas ainda possuem dívidas em atraso, principalmente relacionadas a impostos federais (66%), estaduais (53%) e serviços públicos como água, luz e gás (40%).

Para o presidente da Abrasel no Distrito Federal, Beto Pinheiro, os números mostram que o setor começa a respirar melhor, mas ainda precisa de atenção.

“Ver quase metade das empresas operando no azul é um sinal claro de retomada da confiança e da força do empreendedor brasiliense. Mas não podemos ignorar o peso das dívidas e o custo elevado dos serviços. Precisamos de políticas públicas que apoiem esse movimento de recuperação, gerando emprego, renda e qualidade de vida para toda a sociedade”, pondera

Com cerca de 40 mil postos de trabalho diretos e indiretos, o setor de alimentação fora do lar é um dos pilares da economia do DF. Os resultados da pesquisa reforçam o papel estratégico da gastronomia e da hospitalidade na geração de oportunidades e no fortalecimento do turismo local.

author-avatar

Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *