Ao passar dos anos, percebemos que a natureza vem respondendo cada vez com mais frequência as ações humanas. São Chuvas intensas, estiagens prolongadas, aumento no nível do mar, desertificação… Tais eventos tornando-se cada vez mais fortes e devastadores. Isso é a resposta do planeta às mudanças climáticas.
No mês de novembro aconteceu a COP 27, mas o que é a COP 27? A COP é a sigla para Conferência das Partes (“Conference of the Parties”, em inglês), reuniões regulares entre os países que compõem a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
Neste evento, autoridades governamentais, cientistas e representantes da sociedade civil debatem sobre os efeitos das mudanças climáticas, definindo metas e acordos nacionais e globais para minimizar e remediar os impactos das ações humanas.
Este ano, mais de 190 países estão participando, incluindo o Brasil. Durante a conferência, os países devem definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris, falar sobre os compromissos que estão sendo trabalhados por eles e dar previsibilidade ao financiamento climático.
Nos 12 dias de evento, os participantes vão debater sobre a adaptação climática, mitigação dos GEE, o impacto climático na questão financeira e a colaboração para conter o aquecimento global. Apesar dos acordos internacionais para diminuir as consequências desse problema, um estudo divulgado recentemente no periódico Nature aponta que, quebrando as expectativas de a temperatura global aumentar 1,5 grau até 2100, estima-se, agora, que esse número deva subir meio grau. Um dos fatores que deve contribuir para agravar a situação é o aumento populacional. Hoje, somos em 7,6 bilhões de habitantes no mundo, mas um relatório da ONU aponta que a população mundial chegará a 11,2 bilhões no início do próximo século.
Mas como podemos fazer a nossa parte? A dra. Luciana Dutra, CEO da Hollus Consulting & Environment, levanta pontos importantes sobre o tema: “Devemos começar fazendo a nossa parte, pequenas ações do dia a dia fazem toda diferença: reduzir o uso de carro para descolamento, coleta seletiva de lixo para incentivar a reciclagem, consumir produtos sustentáveis, evitar o uso de plásticos, buscar formas alternativas aos combustíveis fósseis, diminuir o consumo de energia, preservar a natureza.”
A Hollus está preparada para levar soluções sustentáveis e inovadoras aos seus clientes, a fim de garantir que o Brasil atinja suas metas até 2050. Neutralizando a emissão de carbono, reduzindo as emissões de CO2eq até 2030. Tornando o Brasil protagonista da COP, pois somos o país que possui matéria prima que o mundo está precisando, a Energia Limpa.
Serviço:
Hollus Engenharia Consultiva
Setor de Autarquias Sul Q. 4 Bloco A, 11º andar – sala 1133
Ed. Victoria Office Tower – Asa Sul / Fone: (61) 3797-5748