Do Chuchu ao Caviar, Gastronomia, Todos os posts

Comida Di Buteco completa 25 anos

Comida Di Buteco completa 25 anos de existência e 10 em Brasília . O concurso vai de 11 de abril a 4 de maio, em 38 bares do DF  

É com o tema “Paixão pelo buteco” que o Comida di Buteco celebra seus 25 anos de vivências que se entrelaçam com a cultura daquele bar raiz, ou seja, que não pertence a redes e nem franquias. Em Brasília, já são 10 anos de tradição. De 11 de abril a 4 de maio, o público da capital federal tem o desafio de percorrer a cidade para provar os quitutes inéditos criados pelos 38 estabelecimentos participantes.   

 O tema deste ano será os 25 anos do Concurso no país. Além da comissão de jurados, o público também deve votar com notas de 1 a 10. Os critérios são: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.  O brasiliense poderá desfrutar dos pratos pelo custo de R$35.  

 A primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. Em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o buteco campeão. Confira a lista dos butecos participantes e petiscos no site www.comidadibuteco.com.br  

 Tradição  

 O Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz por meio da visibilidade aos botecos espontâneos e tradicionais. Desde 2016 elege o melhor boteco do país, no entanto, mais do que um concurso já é considerado um movimento tradicional que acontece simultaneamente de norte a sul do Brasil.  

 A edição de 2025 traz um número maior de participantes. Serão mais de 1200 butecos na disputa, em cerca de 50 municípios, distribuídos em todas as regiões do país.   

Impacto Socioeconômico  

 O Comida di Buteco tem como prática e missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”. O denominador comum nos participantes é a presença do dono no local. São comerciantes que, junto as suas famílias, vivem do negócio e não pertencem às redes nem franquias. Lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente. O ano de 2024 foi de recordes para a história do concurso: 

– Quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso 

– Cerca de 10 MM de pageviews no site  

– 150 mil turistas presentes nos circuitos 

– mais de 13 mil empregos gerados    

Serviço  

 Período: 11 de abril até 4 de maio 

Preço dos petiscos: R$35 

Patrocinadores em Brasília:  

Cerveja Oficial: AMSTEL 
Apresentação: McCain 
Patrocinadores Nacionais: Santander/Getnet, FYS, SEBRAE  
Apoiadores: Chandon, Delta  
Apoiadores Institucionais: Setur/GDF, IESB, Bosque, Germer, Abrasel, Neooh, Boxnet, NEOOH e Piraquê  
Promoção: Globo Bsb   

 Assessoria de Imprensa  

Solos Comunicações – Eliane Ulhoa (61) 99976-7271 
solos.jornalismo@gmail.com  

 Coordenação Comida di Buteco  

Júlia Menna 
contato@juliamennabarreto.com  

Redes:    

Facebook: /comidadibuteco  

Instagram: _comidadibuteco  

Twitter: @_comidadibuteco  

Site: www.comidadibuteco.com.br 

author-avatar

Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *