Do Chuchu ao Caviar, Gastronomia

Cafeterias Além das Asas

Além das Asas: cafeterias levam a cultura dos cafés especiais para fora do Plano Piloto. Imagina ter que se deslocar por 20 km ou mais para ir a uma cafeteria especialista em cafés especiais.

A configuração urbana de Brasília desfavorece o acesso a experiências gastronômicas para quem mora nas Regiões Administrativas. Mas, recentemente, iniciou-se um movimento de difusão da cultura cafeeira, além do eixo Asa Sul e Asa Norte.

As Regiões Administrativas situam-se a muitos quilômetros do Plano Piloto, onde se concentra a maioria das atividades culturais e serviços de alta qualidade de Brasília. A distância, entre outros aspectos, reforça a segregação social entre os moradores, limitando o acesso a tais vivências. Seguindo a direção oposta, empreendedores têm apostado no potencial dessas áreas.

Quando o assunto é café especial, Águas Claras, Taguatinga, Guará e Sobradinho são pontos emergentes nesse cenário, com cafeterias que oferecem serviço de barismo, entre outras iniciativas. “É comum a crença de que nas Regiões Administrativas não há demanda por experiências desse tipo. Saímos da Asa Sul e decidimos ir para Águas Claras porque vimos uma oportunidade de fortalecer a cena do café fora do Plano.”, conta Gui Cassimiro, sócio da 002 Café.

Além da 002, o Vértice Café, o Crioula Café, o La Chicra, o Coe e o Acorde 27 são a prova de que há muita gente fora do centro da capital não só interessada, mas também disposta a pagar por produtos e experiências de alta qualidade. Gui lembra que esse movimento não é só sobre o café. “É também uma forma de estimular outros empreendedores a investirem nessas regiões e ainda contribuir para o desenvolvimento econômico e para o enriquecimento do cenário gastronômico e cultural”.

A maioria das cafeterias especializadas promovem ações de apoio à agricultura sustentável e a valorização de pequenos produtores. Além disso, atuam como polos propagadores da cultura cafeeira ao produzirem eventos, como festivais e workshops.

author-avatar

Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *