Pãozinho nosso de cada dia, alimento é a preferência de 76% dos brasileiros no café da manhã
Fonte de energia, o pão ganhou variações e mercado cresceu para atender consumidores. A principal escolha dos brasileiros no café da manhã é o pão.
É o que aponta a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). No país, mais de 70 mil padarias estão espalhadas para atender a demanda.
Entre as preferências, o francês representa 52% do consumo enquanto os artesanais chegam a 86%. Comum em supermercados, a padaria também passou a compor o cenário dos atacadistas. Em Valparaíso de Goiás, o Fort Atacadista, inaugurado em setembro, trouxe o conceito Padaria Fort, com produtos como pães variados, bolos, cucas, salgados, doces, sobremesas, baguetes e biscoitos.
A praticidade de ter acesso ao pão torna a refeição matinal mais completa, segundo a responsável técnica em nutrição do Fort Atacadista, Anne Shirley Silva, já que o pão é opção nutritiva por conter carboidratos, proteínas, fibras e gorduras boas. “É fonte de energia e na sua composição temos vitaminas do complexo B, minerais fósforo, magnésio, potássio”, complementa.
O pão tem data especial neste mês de outubro, dia 16. Ele é essencial para uma alimentação completa e torna-se vilão apenas quando é consumido em excesso. “A quantidade ideal para não comprometer uma dieta saudável é limitar a uma unidade por dia”, afirma. O segredo, no café da manhã, por exemplo, é combinar o pão com proteínas para trazer mais saciedade por mais tempo. “Vai bem com margarina, requeijão cremoso, ovos mexidos e queijos”.
Diante de consumidores com restrições alimentares, o mercado se ajustou e passou a oferecer pães específicos para esse público. “Para quem tem restrição ao glúten, o ideal são pães preparados com farinhas de arroz, farinhas de milho e gomas de xantana. Para quem tem alergia ou intolerância à lactose os pães devem ser preparados com leites vegetais, leite de soja de amêndoa ou leite de coco. Já para as pessoas com diabetes o melhor é optar pelos integrais”, explica.
E até quem está em uma dieta focada em perder peso pode saboreá-los, a melhor escolha são os pães com base de cereais que dão mais saciedade. Anne Shirley finaliza com uma dica que é fundamental para todos os públicos. “Olhe sempre as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos”, pontua.
Padaria Fort – Para quem busca variedade, o Fort Atacadista Valparaíso de Goiás conta com a segunda unidade no país com o conceito Padaria Fort com oferta de produtos como pães variados, bolos, itens artesanais, cucas, salgados, doces, sobremesas, baguetes, biscoitos e o pão francês quentinho. Nas unidades de Recanto das Emas, Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente o consumidor encontra no setor mercearia, pães e biscoitos de diversas marcas e sabores.
Sobre o Fort Atacadista – Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 51 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo. Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em www.fortatacadista.com.br e www.grpereira.com.br.
Fotos: Antoniel Freitas
Hellen Quida
Jornalista
Socio Media Manager
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