Villa-Lobos: Celebração dos 65 anos de Brasília e do IHG-DF. O Instituto Histórico e Geográfico de Brasília (IHG-DF) promoverá um recital aberto ao público na terça-feira, 4 de fevereiro, para dar início oficial às atividades de 2025.
O evento, intitulado Villa-Lobos nos 65 anos de Brasília e do IHG, abrirá a programação anual de celebrações pelos aniversários da cidade e do Instituto, que foram fundados quase simultaneamente em 1960, por iniciativa do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
O recital contará com a apresentação do pianista Tito Pacheco e da cantora lírica brasiliense Martha Sousa, que prepararam um programa especial para apresentar as diversas facetas do repertório de Heitor Villa-Lobos, transitando entre suas composições mais eruditas e suas obras mais populares.
O público poderá ouvir obras emblemáticas, como as Bachianas Brasileiras, além de músicas que dialogam com o cancioneiro popular, como “Nesta Rua”. Ao final, Tito Pacheco fará uma homenagem ao IHG-DF e a Juscelino Kubitschek, com um arranjo exclusivo de “Peixe Vivo”.
A escolha de Villa-Lobos para iniciar as celebrações dos 65 anos de Brasília e do IHG não é por acaso. Juscelino Kubitschek, além de grande entusiasta da cultura, era um admirador profundo do maestro. Isso ficou claro com a criação, ainda no governo JK, do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, que foi inaugurado dois meses após a fundação de Brasília, com a missão de preservar e divulgar o legado do compositor.
Considerado o maior compositor das Américas e o principal representante do modernismo musical brasileiro, Villa-Lobos é autor de mais de duas mil obras e é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de criar uma linguagem musical genuinamente brasileira, mesclando influências da música clássica com as sonoridades do folclore nacional.
Serviço:
Villa-Lobos nos 65 anos de Brasília e do IHG-DF
Dia 4 de fevereiro
Horário: às 19:30h
Local: IHG-DF: sep/Sul, EQ 703/903 Sul