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Ecos de 1922 – Modernismo no Cinema Brasileiro

Ecos de 1922 - modernismo no cinema brasileiro

A mostra Ecos de 1922 – Modernismo no Cinema Brasileiro ocupa o cinema do CCBB Brasília de 19 de abril a 08 de maio com a maior retrospectiva cinematográfica já feita sobre o tema. São aproximadamente 50 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, num vasto recorte geográfico, temporal e conceitual, que vai de 1922 a 2021, de Roraima ao Paraná, e de intelectuais paulistas, como Oswald de Andrade e Mário de Andrade, a artistas e pensadores indígenas contemporâneos, como Jaider Esbell e Denilson Baniwa.

Serão exibidos em película 35mm clássicos do cinema brasileiro como os curtas da série Brasilianas, de Humberto Mauro (1945–1956), Limite de Mário Peixoto (1931), Terra em Transe de Glauber Rocha (1967), Como Era Gostoso Meu Francês de Nelson Pereira dos Santos (1971), Iracema, Uma Transa Amazônica de Jorge Bodanzky e Orlando Senna (1974), Ladrões de Cinema de Fernando Coni Campos (1977), Mato Eles? de Sergio Bianchi (1983) e Tudo é Brasil de Rogério Sganzerla (1997).

Filmes raros, em cópias digitais especiais, também merecem destaque, como é o caso dos longas Orgia ou O Homem que Deu Cria de João Silvério Trevisan (1970), Mangue-bangue de Neville de Almeida (1971), Assuntina das Amérikas de Luiz Rosemberg (1976) e Um Filme 100% Brazileiro de José Sette (1985). É também o caso dos curtas O Ataque das Araras de Jairo Ferreira (1969), Bárbaro e Nosso – Imagens para Oswald de Andrade de Márcio Souza (1969), Herói Póstumo da Província de Rudá de Andrade (1973), Alma no Olho de Zózimo Bulbul (1974), Há Terra! de Ana Vaz (2016) e Apiyemiyekî? de Ana Vaz (2019).

Ecos de 1922 – Modernismo no Cinema Brasileiro conta ainda com uma seleção de filmes “oswaldianos” de Rogério Sganzerla e de Júlio Bressane, como Sem Essa, Aranha de Rogério Sganzerla (1978), Tabu de Júlio Bressane (1982), Miramar de Júlio Bressane (1997) e Tudo é Brasil de Rogério Sganzerla (1997), além dos curtas Perigo Negro de Rogério Sganzerla (1992), Quem Seria o Feliz Conviva de Isadora Duncan? de Júlio Bressane (1992) e Uma Noite com Oswald de Inácio Zatz e Ricardo Dias (1992).

No ano em que se celebra o centenário da Semana de Arte Moderna, a retrospectiva usa a linguagem cinematográfica para abordar diferentes facetas do movimento. A programação, composta por longas e curtas-metragens, prevê 54 sessões presenciais e 6 atividades paralelas, que incluem debates e palestra.Ecos de 1922.

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CCBB Brasilia

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Por Leninha Camargo

Gestora de Negócios e Empreendedorismo Chef Executivo Internacional (Accademia Italiana Della Cucina/Itália) Graduada em Enogastronomia (Accademia Italiana Della Cucina/Italia); Pós Graduada em Segurança Alimentar (UNB/Universidade de Brasília); Someliére em Azeites de Oliva - Certificação Internacional (Irvea/Itália); Especialista em Catering e Banqueteria - Certificação Internacional (Etoile – Istituto Superiore Arti Culinarie/Itália); Especialista em Confeitaria e Panificação - Certificação Internacional (l’École de Boulangerie et de Pâtisserie de Paris); Especialista em harmonização de Azeites, pioneira no mundo a sugerir os critérios de harmonização de azeites com pesquisa realizada em sete países; Vencedora do Prêmio de Harmonização de Azeites realizado pelo Governo Italiano em 13 países. Responsável por desenvolver, assinar e servir todos os menus do Mundial da Copa do Mundo em 2014 na Arena de Brasília, servindo a todos os lounges Vips com menus que iam de salgadinhos a caviar. Dentre as 45.000 pessoas servidas, inúmeras celebridades e personalidades, com destaque para 13 chefes de estado e ao Príncipe Harry. Declarada pela Fifa como o melhor buffet do Brasil em atendimento ao mundial.

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