Italianos gostam de pão e se dedicam muito à arte de Panificação, produzindo pães incríveis. Mas existe um deles que ganhou um título muito importante: o Pão Toscano DOP. Vamos conhecer sua história?
Há muitas lendas sobre o Pão Toscano, uma delas diz que foi produzindo sem sal para ressaltar o ótimo sabor das carnes curadas toscanas, o qual a região é grande produtora. Outras contam histórias bem diferentes e uma delas nos faz crer que seja a verdadeira: a que fala sobre uma rivalidade milenar entre república marítima de Pisa e Florença no século XII. Foi neste período que Pisa interrompeu o comércio de sal com o interior, tornando este produto muito caro para os agricultores e suas famílias. Os florentinos se viram obrigados então a desenvolver um pão sem sal para não se submeterem à tal chantagem, o delicioso Pão Toscano.
Ele é sem sal, mas não insípido, por causa do seu processo de fermentação natural, que confere ao pão um sabor peculiar e único, muito apreciado na Itália e no mundo todo. Com casca fina e miolo macio, o Pão Toscano nos proporciona leveza no sabor e uma experiência gastronômica únicas, já que também é servido como acompanhamento de muitos pratos criados pelo povo toscano, entre eles as sopas.
Mas afinal o que é DOP
O Pão Toscano viu a sua qualidade de produção ser reconhecida com o mais elevado nível, ou seja, a Denominação de Origem Protegida (DOP), que é uma certificação que garante a sua origem e qualidade. Para ter certeza que se trata do Pão Toscano DOP, ele tem que vir com o selinho do consórcio.
Receita do Pão Toscano
O Pão Toscano é feito com três ingredientes:
- água
- farinha de trigo tenera toscana, tipo “0”
- fermento natural (levain)
Importante: nenhum aditivo tecnológico é adicionado na massa e na fase de fermentação.
Podemos modelar esse pão em diversos formatos: oval, redondo ou retangular. A casca é fina e crocante, o miolo é macio com alvéolos profundos devido ao processo de longa fermentação. Apesar de ser sem sal, é muito saboroso, porque os grãos utilizados, provenientes de todo o território da Toscana, juntamente com o levain, lhe conferem um sabor único. Graças ao fermento natural, o Pão Toscano pode ser guardado por cerca de 6 dias sem apresentar bolor.
Fonte: Guia Florença
Fotos: Guia Florença
Confira nossa próxima matéria sobre os segredos das Focaccias Italianas.